terça-feira, 25 de outubro de 2016

Como fazer queijo


 

Como fazer queijo

Norma C.C.C. Zanatta

Em primeiro lugar comprar o coalho em pó ou liquido. Providenciar uma forma, uma lata aberta em cima e também em baixo.  Esquentar 10 litros de leite, ou quantos quiser (só morno) tira-se do fofo e depois de morno pega-se uma medida de coalho (para 10 litros de leite). Coloca-se em ½ copo de água e dissolva-se e mistura-se com o leite morno bem mexido e depois uma xícara vazia dentro do leite, e deixa-se descansar até formar uma massa branca composta. Para saber se está pronto tira-se a xícara que está dentro do leite ai ela forma um buraco e ali aparece o soro. Daí o queijo está pronto, põe-se em cima do fogo e mexe-se novamente pega-se com as mãos unindo o queijo até formar uma bola. Não pode ficar muito quente senão cozinha o queijo, mas deve ficar morno

Agora vai ser colocada a bola do queijo dentro da forma em baixo a tabuinha. A massa do queijo deve-se apertar com as mão até ficar lisa e unida. Antes de colocar o queijo na forma, pode colocar uma toalha de prato dentro da forma para ficar o queijo liso, e deixar escorrer por 24 horas mais ou menos senão fica amargo. Tira-se o queijo da forma e deixa-se a forma do queijo em cima da tabuinha e espalha-se uma fina camada de sal. Um dia o sal é colocado e num lado e o outo dia no outro lado. Depois deve-se colocar na sombra para secar e num lugar bem ventilado. Sempre virando as formas para não mofar. Deve ser virado todos os dias.

Depois de feito o queijo faz-se o requeijão ou (puina). Colocar o soro (é aquilo que sobra do queijo) em cima do fogo e ferver. Pega-se ½ copo de água com ½ colher de salamargo, mexer até desmanchar colocando dentro do soro com fogo brando. Quando começa a subir à fervura pega-se um copo de água pura e fria joga-se dentro da fervura bem devagar repetir 2 vezes jogando água. Tira-se do fogo pega-se a escumadeira tira-se a (puina) colocando numa peneira fina para escorrer.

Nenhum comentário: