quarta-feira, 1 de julho de 2015

Plantas Medicinais


Plantas Medicinais

  1. Abacateiro (vide foto 01): As folhas e as frutas são ricas em proteínas e vitamina. É diurético, estomáquico, anti-sifilítico. Combate  o artritismo e a  gota, calmante de dores, elimina urina, cálculos renais e biliares, melhora os rins e a bexiga. É preferível usar o chá das folhas secas, porque as verdes são estimulantes e aumentam as palpitações cardíacas. O caroço ralado e preparado em álcool serve para fricções contra reumatismo e nevralgias, torrado , o pó (uma colher de chá) combate diarreia, gases intestinais e vermes. A massa do fruto ou o suco do carroço são  o do couro cabeludo, melhoram os e têm cicatrizante notável.
  2. Abacaxi (Vide foto 02): A fruta, a casca e mesmo as folhas são desobstruentes do fígado, favorecem a digestão, são depurativas do sangue e combatem a prisão de ventre. Além de refrigerantes em geral, seus xaropes são benéficos nas doenças respiratórias, nas bronquites e dor de garganta. É desaconselhável durante a gravidez e nas doenças cutâneas.
  3. Abiu (Pouteria caimito (Ruiz &Pav)  Radlk) Sapotaceae: O Abiu combate infecções das vias respiratórias. O fruto é consumido “in natura e usado em sorvete, doces e combate afecções pulmonares. O chá da casca combate a diarréia, disenteria e faz baixar a febre, O azeite das sementes tem ação anti-inflamatória na pele. A planta é emoliente, desinfetante, nutriente, combate a dor de ouvido (otite), sapinho na boca das crianças, e inflamações dos cílios (terçol).
  4. Aboboreira (Vide foto 03): As sementes ajudam a eliminar as lombrigas e a solitária (90g a 100g com açúcar ou leite). Toma-se em Jejum. O suco das folhas e das cascas cura inflamações do ouvido, dos rins, da bexiga, da próstata, do estômago, da erisipela e aplica-se em queimaduras. A abóbora e as flores são alimento, da casca se faz um fortificante especial. Chá do cabinho e das folhas, combate febres e favorece a urina. L
  5. Abricó (Mammea americana L) Gutiferae: Rica em “cumaina” em e “mameína), a árvore toda é altamente inseticida, parasiticida e repelente. O chá da casca e das sementes combate vermes, bicho-de-pé” (Linnaeus 1758), inflamações febre e  favorece a urina.
  6. Abrunheiro (Prunus spinosa L) Rosaceae: Folhas são adocidadas, frutos são ácidos) e amargos. Suas propriedades são Laxantes e adstringente. Com os frutos se fabricam licores. O chá das flores e frutos combate diabetes, obesidade, calores na menopausa e hidropsias. Contém ácido cianídrico que pode intoxicar.
  7. Abutilão (Vide foto 04) bênção-de-deus, lanterninha-chinesa: Esta malvácea tem as mesmas propriedades medicinais que as malvas, antiinflamatorias, febrífugas e cicatrizantes. As flores e os frutos colhidos ainda verde preparados com carne são um ótimo alimento.
  8. Abútua (Vide foto 566) Cipó) diurético, analgésico, antifebril, anti-hemorrágico (em espécie para hemorragias uterinas), inflamações dos testículos, problemas, menstruais, dores do pré e pós-natal. Doses fracas previnem riscos de aborto, doses  altas são abortivas. As abutuas (são várias espécies. Todas parecidas) tem a fama comum de combater asma, respiração difícil (é bronco-dilatadora), e ação comprovada contra dores, inflamações e febres.
  9. Abutua (Vide foto 05), jarrinha pap0-de-peru: Parecido com o cipó-mil-homens. Utilizda como tônica, febrífuga, diurética antiinflamatoria, aperiente na menstruação, contra dores, esclerose, nervosismo. Usa-se a raiz ou o cipó (20g para um litro  de água) em decocção.
     
    Bibliografia. PLANTAS MEDICINAIS. kÖRBES, Vanildo Cirilo, Irmão, Francisco Beltrão. Estudos, Orientação e Assistência Rural, 2002. 202p.
    Assesoar- Associação de Estudos. Orientação e Assistência Rural. Av. General-Osório 500- Telex (46) 3524-2488.  85604.240 Francisco Beltrão –PR.

Nenhum comentário: