sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Lombo de suíno com cuscuz Marroquino


Lombo de suíno com cuscuz Marroquino

Jornal Correio Riograndense 21-12-2016 Caxias do Sul -RS

Ingredientes: ¾ xícara de margarina; 1 lombo de porco; ½ xícara de vinagre de vinho branco; ½ xícara de vinho branco seco; ½ xícara de água;1 cebola picada; 4 talos de cebolinha picada; 1 colher de (sopa) de mel.

Cuscuz: 1 e 1/3 xícara de cuscuz de marroquino; 1 e ¼ sachê de caldo de galinha; ½ xícara de ameixas secas picadas; ½ xícara de damascos secos picados; 1 xícara de uvas-passas pretas e brancas; ½ xícara de castanhas-do-pará grosseiramente picadas; 1 xícara de nozes grosseiramente picadas; 6 cerejas glaceadas; 3 dentes de alho picados; ½ cebola picada; 1 colher (sopa) hortelã picada; 2 colheres (sopa) de salsa picada; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de fazer: Em uma vasilha, misturar todos os ingredientes da marinada. Temperar o lombo de porco e deixar tampado, na geladeira, de um dia para o outro. Retirar da geladeira e colocar em uma assadeira com a metade de margarina indicada. Cobrir com papel-alumínio e levar ao forno preaquecido à temperatura de 150ºC por cerca de 2h a 2h30, sempre regando com a marinada. Retirar o papel-alumínio, cobrir com os resíduos da marinada, pincelar o mel, acrescentar o restante da margarina e assar tempo suficiente para dourar.

Em um recipiente, colocar o cuscuz, regar com o caldo fervente e deixar descansar por dez minutos. Com a ajuda de um garfo, soltar o cuscuz e misturar as frutas. Em uma panela. Levar a margarina para aquecer. Acrescentar o alho, a cebola e deixar fritar até ficar transparente. Adicionar as frutas secas, as nozes e, por último, o cuscuz. Misturar bem, temperar a gosto e adicionar as ervas. Servir com acompanhamento do lombo fatiado. Rende cinco porções.

Nenhum comentário: