sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Bolo de Hortelã - Retirada do Site da Emater

Extensionista Salete Kaspary
Nutricionista Cristiane Slongo
Tupandi – RS

Repórter Rogério Antunes


Ingredientes
2 galhos com folhas de hortelã
1 xícara (chá) de água
3 ovos
1 maçã com casca
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha integral
1 colher (sopa) de fermento
2 xícaras (chá) de açúcar

Modo de preparo
1º - Faça um chá com as folhas de hortelã e a água.
2º - Coloque no liquidificador o chá com as folhas de hortelã, os ovos, maçã com casca e sem sementes. Bata para formar um líquido.
3º - Em uma tigela coloque a farinha de trigo, a farinha integral, o fermento e o açúcar. Despeje a mistura de ingredientes do liquidificador na tigela.
4º - Com uma colher, mexa a mistura até ela ficar homogênea. Em seguida, coloque folhas de hortelã a gosto.
5º - Unte uma forma de bolo. Espalhe de maneira uniforme a mistura de ingredientes na forma. Adicione mais folhas de hortelã a gosto.
6º - Leve a forma de bolo a um forno pré-aquecido, com temperatura média (180º a 200ºC). Depois de 20 minutos no forno, o bolo de hortelã está pronto.


Sugestão: Ao misturar a massa da pizza, se necessário dose pequenas quantidades de farinha e de água morna para atingir o ponto correto de liga da massa.


Rendimento: 14 porções (1 bolo)


Dicas: hortelã é uma planta condimentar, excelente para condimentar e realçar o sabor dos alimentos. Tem propriedades medicinais anestésicas e estimula o aparelho digestivo. Contém vitamina C, importante antioxidante; vitamina A, faz bem para pele e cabelos, cálcio, para os ossos; e ferro, para o sangue e prevenção de anemia.

Nenhum comentário: