terça-feira, 28 de maio de 2013

Receita de Torta Fria Colorida retirada do Site da Emater



Torta fria colorida

Nutricionista Leila Ghizzoni
Porto Alegre

Ingredientes
1 maço de folhas de espinafre
2 cenouras médias
2 beterrabas médias
2 peças de ricota (300 g cada)
1 ½ colheres (chá) de sal
½ xícara (chá) de leite
1 pão de forma fatiado

Modo de preparo
1º - Separe algumas folhas pequenas de espinafre e reserve para enfeitar.
2º - Cozinhe separadamente os legumes. A beterraba e a cenoura devem ser bem cozidas. O espinafre aferventado rapidamente.
3º - Descasque a cenoura e beterraba e reserve alguns pedaços pequenos para enfeitar.
4º - No processador ou no liquidificador (modo pulsar) vá misturando ½ peça de ricota (150 g), ½ colher (chá) de sal e 1 colher (sopa) de leite com cada legume em separado, formando três pastas coloridas (verde, amarela e roxa). Com o espinafre pode-se acrescentar posteriormente a água do cozimento no lugar do leite, se necessário.
5º - Em uma forma, coloque uma camada de pão de forma, umedeça com leite e coloque por cima uma das pastas.
6º - Repita a operação com o restante do pão e uma camada de cada pasta.
7º - Na última camada de pão, cubra com uma camada fina das pastas que sobraram, fazendo fileiras separadas para não misturar as cores.
8º - Enfeite com os pedaços de legumes reservados e folhas de espinafre.

Obs.: para minimizar a perda dos nutrientes dos legumes durante o cozimento, coloque pouca água, o suficiente para que seja absorvida durante o cozimento.
As pastas de legumes podem ser utilizadas para recheios de canapés e também como aperitivos e acompanhamentos de biscoitos salgados e torradinhas.

Dicas:
Espinafre contém fitoquímicos, antioxidantes responsáveis pela formação das enzimas no organismo, além de cálcio, potássio, vitaminas do complexo B e fibras.
Cenoura contém betacaroteno (vitamina A), que atua como antioxidante e é importante para saúde dos olhos e pele, além de fibras e sódio.
Beterraba contém antocianinas, antioxidantes importantes na prevenção de doenças cardíacas, além de vitamina C, sódio e açúcares.

Nenhum comentário: