quinta-feira, 23 de abril de 2015

Fermento Caseiro de batata inglesa

Fermento Caseiro de batata inglesa
Para começar o fermento 1 colher de fermento comprado, isto a 1º vez, ou bolinha ou pedacinho de pão cru, 1 batatinha, 1 colher de farinha de trigo, 1 colher de açúcar, 1 colher de sal, 1 colher, 1 caneca de água morna, bater tudo no liquidificador para obter a semente.
Renovar cada 5 dia
1 batatinha média
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
Modo de fazer: Misturar com o 1º fermento e bater no liquidificador. Obs: guardar sempre na geladeira com a tampa aberta mais ou menos um quarto de vidro grande de nescafé. O fermento comprado deve ser usado somente na 1º vez. O sal deve ser colocado só quando se faz o pão.  Até aqui é fermento.
 
Aqui começa-se preparar o fermento para o pão. Tirar o fermento da geladeira, depois do meio dia e renovar e colocar todos os ingredientes dentro do mesmo vidro, 2 batatas médias no verão, no inverno 3 batatas grandes, 3 colheres de açúcar e 3 colheres de farinha. Antes de deitar, fazer o fermento, colocando dentro de uma bacia aquele que está no vidro. Colocar no vidro de água da torneira mexendo bem. Colocando de volta ¼ de vidro daquele fermento que está na bacia e guardar na geladeira com a tampa um pouco aberta, este fermento é aquele que na próxima vez se faz o fermento para fazer o pão. Aquele que sobrou na bacia é o fermento que vai se fazer o pão.
Ingredientes para fazer o pão:
Sal
Açúcar
Farinha de trigo
Gordura
Modo de fazer: amasse bem mole, isto à noite. No dia seguinte amasse o pão. O segredo é que seja bem sovado, fazendo os pães , e colocando em forma untadas, com óleo, deixar crescer que fique bem leve. Asse no forno de 150 graus por 50 minutos ou 1hora. Dá para obter outro tipo de fermento quando se faz o pão. Guardando 1 pão cru na, e na próxima vez mistura-se os dois, daí fica um fermento muito forte crescendo rapidamente o pão

Nenhum comentário: