sábado, 20 de setembro de 2014

Remédios para o uso externo


Remédios para o uso externo
Cataplasma e Compressas
Mistura de água, farinha ou chá das plantas ou mesmo a própria planta, picada e misturada com água, vinho ou leite. A mistura é aquecida e aplicada ainda quente sobre a região afetada.
  1. Com ervas frescas – aplica-se diretamente na parte dolorida, inchada ou machucada.
  2. Com ervas secas – frias ou quentes, aplica-se nos casos de câimbras, nevralgias, dor de ouvido etc.
  3. Em forma de pasta – colocar a mistura entre dois panos, preferencialmente de linho, ou aplicar diretamente no lugar
  4. Em forma de Compressa – São pedaços de pano, ou um pano dobrado, várias vezes, ou de algodão ou gazes embebidos em água quente ou fria que contém a substância  ativa da planta. Para isso deve-se usar suco ou chá. Nota: a compressa pode ser quente ou fria e deve ser substituída varias vezes.
                                                              
    Loção
    Acrescentar ao volume do chá o equivalente a ¼ de álcool. Isso resultará num preparado líquido para lavar a pele em casos de irritação. Algumas loções são especiais para o couro cabeludo.
    Gargarejo
    Chá por decocção de ervas medicinais com que se lava a boca, garganta, faringe, amídalas e mucosas. Serve para desinflamar e acalmar. Não deve ser engolido
    Unguento e pomada
    Trituram-se várias plantas de interesse em um pilão, moedor de carne ou liquidificador. Ao suco obtido adiciona-se, gordura vegetal de côco, amendoim ou manteiga. Leva-se ao fogo e aquece-se até derreter. Pode-se acrescentar cera de abelha para formar um unguento mais espesso. Para a confecção de pomada deve ser acrescentando cânfora para conservar.
    Azeite
    Junta-se as folhas, flores e sementes de deferentes ervas medicinais, que depois de levados e escorridos são picados e colocados soltos numa pequena garrafa ou frasco. Despeja-se azeite puro sobre as ervas até que fiquem completamente cobertas e ensopadas. Fecham-se as garrafas com rolha de cortiça, celofane ou cápsula de borracha.
    Vinhos medicinais
    Por este método as substâncias vegetais são dissolvidas por um vinho que neste caso, deve ser de pureza absoluta. Depois de limpos, picados e molhados em álcool, os vegetais  são colocados no vinho e deixados de repouso durante alguns dias, quando então, são filtrados e acondicionados em locais frescos.  Para dissolver princípios tônicos e adstringentes, usa-se o vinho tinto. Já para obter um preparado diurético, é recomendado o vinho branco.
    Bibliografia. PLANTAS MEDICINAIS. kÖRBES, Vanildo Cirilo, Irmão, Francisco Beltrão. Estudos, Orientação e Assistência Rural, 2002. 202p. PR
    Assesoar- Associação de Estudos. Orientação e Assistência Rural. Av. General-Osório 500- Telex (46) 3524-2488.  85604.240 Francisco Beltrão -PR

Nenhum comentário: