terça-feira, 29 de julho de 2008

PASTELÃO DE PEIXE E CAMARÃO, RECEITA DE PÃO DE QUEIJO

Pastelão de Peixe e Camarão
Ingredientes para massa

4 xícaras de farinha
5 colheres de manteiga
½ xícara de banha e 1 clara
água fria temperada com sal

Para o ensopado
Leite de um coco ou vidro de 200 ml (se for à baiana) ou 1 xícara de leite de vaca
Para o recheio
½ kg de camarões inteiros
1 lata de palmito
3 ovos duros
½ kg de filés de peixe

Preparação da massa
Faça um monte com a farinha e numa cova ao centro ponha a manteiga e a banha gelada.
Cortados em pedaçinhos e misture bem com uma colher de pau ou plástico. Evite usar as mãos. Logo a seguir, junte as gemas e a clara e misture bem. Neste ponto, amasse tudo à mão, com um pouquinho de água fria temperada de sal. Depois de bem amassado, faça uma bola e deixe a massa repousar pelo espaço de meia hora, no refrigerador. Se quiser pode juntar à massa uma colher de azeite e/ou um colherinha de fermento químico, para ela crescer um pouco.Se ao tirar do refrigerador a massa estiver difícil de estender com o rolo, trabalhe-a mais um pouco junto à mão e então estenda-a.

Preparação do recheio
Depois de descascados e limpos, cozinhe, ligeiramente os camarões, Faça um bom refogado com tomates, cebola, cheiro verde, pimenta e sal. Leve e soque as cabeças dos camarões sem os olhos, mais as cascas e junte ao refogado com um pouco de água quente e deixe ferver. Passe o refogado pela peneira e junte aos camarões. Leve ao fogo,engrosse com uma colher de farinha de trigo, junte o palmito, os ovos duros cortados em pedacinhos e o leite de coco ou leite de vaca. Antes de ferver, retire do fogo.

Preparação do Peixe
Passe os files, depois de temperados com suco de limão e sal, em farinha de trigo e frite em azeite. Reserve. É importante que os filés não tenham espinhas.

Preparação final do pastelão

Corte a massa ao meio. Abra uma metade numa mesa enfarinhada e cubra com ela um prato (assadeira) untado de manteiga, despeje dentro o recheio, cobrindo-o com as postas fritas de peixe ou os filés. Abra a outra parte da massa sobre uma tábua polvilhada de farinha, com o feitio e tamanho da assadeira. Enrole no rolo de massa e desenrole sobre o recheio, cobrindo-o completamente. Corte os excessos. Se desejar, estenda-os novamente com o rolo, corte os excessos. Se deseja, estenda-os novamente com o rolo, corte as tiras do pastelão. Dê us golpes profundos na massa, com a ponta de uma faca, para a saída do vapor. Leve ao forno para assar, Quase no ponto de retira , pincele o pastelão com uma gema desmanchada com um pouco de água. Assim que corar bem, retire do forno e ponha um pouco de manteiga derretida pelos orifícios abertos pela faca na massa. Seiva na própria assadeira.

Dica No caso de usar camarões descascados, use 250 g e substitua o caldo das cabeças por um tablete de caldo de camarão industrializados. Dissolvido em uma xícara de água quente

Jornal Agora e26-07-2008 Caderno de Gastronomia
Beco do Gourmet Felipe Dias
Confraria Country
e-mail mestrecuca@vetorial.net
blog- http/spaces.msn.com/mestrecucafifa



Receita de Pão de Queijo
Irmã Rosa Smaniotto

3 ovos
3 xícaras de polvilho (azedo)
1 xícara de leite
1 xícara de queijo ralado

Modo de fazer
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Colocar nas forminhas untadas e levar a assar. Fogo normal ½ hora estão prontos para comer. Forno médio

Nenhum comentário: