sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Creme Bicolor e outras receitas

Norma Clementina Catharia Corbellini Zanatta (coletânea)
Creme Bicolor
2 copos de leite
2  colheres maisena
2 gemas
Açúcar a vontade
Modo de fazer:  Levar ao fogo para engrossar. Junte 2 copos de leite, 2 colheres  maizena, o chocolate, açúcar  a vontade leve ao fogo até engrossar. Num pirex travessa, coloque numa camada creme chocolate, uma fruta  picada, uma de creme de gemas assim sucessivamente até terminarem todos os ingredientes, bata claras em neve e junte 4 colheres sopa açúcar com esse glacê vai cobrir o doce, enfeite com frutas pedacinho.
Mel de laranja
Suco de 6 laranjas
1 kg de açúcar
1 litro d’água
Modo de fazer: Ferver tudo até chegar o ponto de mel.

Peixe ao forno
½ kg filé de pescada
1 xícara de leite,
Sal a gosto
Farinha de trigo
Modo de fazer: coloque 3 xícara de leite, 4 colheres de maisena, 1 colher margarina ½ xícara queijo ralado e sal a gosto. Põe no forno para assar
Trança doce
Ingredientes  15 grs de fermento de pão
8 ½  colheres de açúcar
1 colher rasa de sal
60grs de manteiga derretida
1 ovo
250grs farinha de trigo
Receio: manteiga derretida, 4 fatias abacaxi, açúcar, canela em pó a gosto, 1 gema para pincelar cereja em calda para decorar.Aqueça o leite adicione o sal, manteiga. Misture rigorosamente, retire do fogo, deixa amornar dissolva fermento no leite, acrescente ovo batido, farinha de trigo necessária para formar 1 massa macia.  Amasse uns 10 min, coloque numa bacia untada com manteiga, cubra, deixe levedar em um lugar quente até dobrar de volume. Devida a massa em 3 partes iguais, estenda em retângulo de 30 por 10. Pincele com manteiga derretida, espalhe por cima (picados) uma porção de abacaxi bem escorrido e picados. Polvilhe com açúcar, canela. Dobre  em 2 no sentido do comprimento, molhar as beiradas para fechar obtendo 3 rolos de massa recheada. Unte uma assadeira e polvilhe com farinha, coloque os rolos, e faça uma trança coloque na assadeira. Cubra com um pano grosso deixe crescer, pincela com gemas . Decorre as cerejas escorridas, leve ao fogo regular por 30 min. Rende 8 porções.
Doce de banana com creme
6 bananas
2 colheres de maisena
2 gemas
3 colheres açúcar
2 copos de leite
Glacê
2 claras batidas em neve
4 colheres açúcar peneirado
Modo de fazer: Corte as bananas em fatias, frite. Faça 1 creme com outros ingredientes, levar ao fogo até que engrosse. Arrume 1 pirex.  1º coloque as bananas, creme de maisena sobre este o Glacê. Leve ao fogo ate dourar.
Bolinhos de Chuva
3 ovos,
Suco de 2 laranjas
4 colheres de açúcar
1 envelope de fermento em pó
Farinha de trigo suficiente
Óleo para fritar.
Modo de fazer; Misturar todos os ingredientes, juntar farinha o suficiente para fritar. Colocar azeite banha numa panela, em colheradas, colocar a massa dos bolinhos, quando fritar retirar, passá-los no açúcar com canela.
Pudim sem banho-maria
2 xícara de leite
2  xícaras de leite açúcar
6 gemas
6 colheres manteiga
1 pacote coco ralado 100grs
2 xícara de laranja
Modo de fazer: Caramelizar a forma de pudim. Fazer 1 creme com leite, açúcar, gema, maisena. Quando o creme estiver pronto aquecer o suco de laranja, despejar no creme ainda quente. Juntar coco ralado mexer bem, Despejar a mistura na forma caramelada,  levar na congelador por algumas horas.  Está pronto para servir.

 Sopa de abobrinha
2 colheres de sopa de azeite
½ kg de abobrinha cortada em cubos
2 cubos de caldo de galinha dissolvidos em 1 litro de água fervente
2 ovos
½ xícara de leite
2 colheres de queijo ralado
Orégano a gosto
2 colheres sopa cheio tempero  verde picada
Modo de fazer: Aqueça o óleo, refogue as abobrinhas. Junte o caldo de galinha dissolvido num litro água fervente. Cozinhe por 15min, a parte. Bater os ovos, leite, queijo, orégano, despeje na sopa, mexendo bem, deixe 1min em fogo baixo, acrescente tempero verde por último, deixe ferver mais um pouco e sirva quente.
Geléia de Laranja
Ingredientes
6 laranjas comuns
2 limões
8 xícaras de água
Açúcar: tantos copos de suco igual proporção de açúcar
Modo de fazer: Lavar as laranjas e descascar, cortar em tiras bem fininhas e a parte de dentro em pedacinhos. Cubrir as laranjas picadas com 8 xícaras de água. Cozinhar durante 5 minutos, deixar descansar em lugar ventilado durante 12 horas. Medir a fruta e acrescentar uma xícara de açúcar para cada xícara de fruta. Ferver até engrossar e levantando  a colher ver se custa cair a geléia. Colocar em vidro esterilizado e fechar bem
Recheio de torta
300grs de ameixa preta
300  grs de coco ralado (envelope de 100 grs)
1 lata de leite condensado
Modo de fazer: Ameixas  bem cozidas na água, depois expremé-las  e tirar as sementes.Colocar no fogo em um pouco de água, 1 xícara e meia de açúcar , cozinhar bem . Cozinhar o coco com açúcar com um pouco de água, deve ficar em forma de mingau. Coloca-se o coco, junto com o açúcar, cozinhe que fique mole. Se ficar duro coloca-se um pouco de água que de  para espalhar. Cozinhar durante 1 ½ o leite na água, após coloca-se em cima do bolo








Nenhum comentário: