sábado, 27 de fevereiro de 2016

Carneiro hidráulico

Carneiro Hidráulico – tecnologia barata e eficiente


O carneiro hidráulico, também chamado de bomba de aríete ou burrinho, foi inventado em 1796, por um francês chamado Jacques E. Montgolfier. Trata-se de um dispositivo muito simples, barato, útil e de fácil montagem.
Untitled
Ao contrário das bombas com rotores que conhecemos, que utilizam uma fonte de energia externa (elétrica ou mecânica), o carneiro hidráulico utiliza a energia cinética contida na água, ou seja, de seu movimento. Para isso é necessário que haja um desnível entre o local de captação de água e o carneiro, para a acumulação desta energia. No momento que a água atinge uma velocidade elevada, a válvula se fecha rapidamente ( este movimento recebe o nome de Golpe de Aríete), havendo um pico de pressão no sistema. Esta pressão é que irá recalcar a água para o local desejado.
É importante lembrar que parte da água que entra no carneiro não será recalcada, portanto a eficiência do sistema varia de 80 a 40%, dependendo da altura desejada. Porém, com o sistema funcionando 24hs por dia sem custo, esta eficiência nem é tão relevante.
Esquema ilustrativo.
Untitled1
É possível encontrar na internet carneiros hidráulicos prontos a partir de R$160,00, ou seja, ou investimento inicial é baixo, não há gasto para seu funcionamento e a vida útil do produto é longa, e de fácil manutenção.
Para maiores informações, segue um manual feito pela Universidade Federal de Lavras, já com equações que facilitam o dimensionamento do projeto. Segue também reportagem do Globo Rural, com um exemplo em Santa Catarina.
MANUAL: http://www.deg.ufla.br/site/_adm/upload/file/9_aula%20pratica%209.PDF
REPORTAGEM: https://www.youtube.com/watch?v=JpRfCjE4r2c
Douglas Macedo

Nenhum comentário: