quarta-feira, 26 de agosto de 2009

FERMENTO CASEIRO DE BATATA INGLESA

Fermento caseiro de batata inglesa

Para começar o fermento
1 colher de fermento comprado, isto só a 1º vez,
Ou bolinha ou pedacinho de pão cru,
1 batatinha,
1 colher de farinha de trigo
1 colher de açúcar
1 colher de sal
1 caneca de água morna
Modo de fazer
Bater no liquidificador para obter a semente.

Renovar cada 5 dias
1 batatinha média
1 colher sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar

Modo de fazer
Misturar o 1º fermento e bater no liquidificador.
Obs: Guardar sempre na geladeira com tampa mais ou menos um quarto de vidro grande de pepino em conserva. O fermento comprado deve ser colocado só a 1º vez. Sal deve ser colocar só quando se faz o pão. Até aqui é o fermento.

Aqui se começa preparar o fermento para o pão
Tirar o fermento da geladeira, depois do meio dia renovar e colocar todos os ingredientes dentro do mesmo vidro, 2 batatas médias no verão, no inverno grandes, 3 colheres de açúcar e 3 colheres de farinha.
Antes de deitar, fazer o fermento: colocando dentro de uma bacia aquele que está no vidro. Colocar meio vidro de água da torneira mexendo bem, colocando de volta ¼ de vidro daquele fermento que está na bacia e guardar na geladeira com tampa um pouco aberta, este fermento é aquele que na próxima vez se faz o fermento para fazer o pão. Aquele que sobrou na bacia é o fermento que se vai fazer o pão.

Ingredientes para fazer o pão:
Sal
Açúcar
Farinha de trigo
Gordura
Amasse bem mole, isto à noite, o dia seguinte amassa-se o pão, o segredo é que seja bem sovado. Faça os pães, colocando na forma untada, com óleo, deixar que fique bem leve, cozinhar no forno de 150º em 50 minutos ou 1 hora.
Dá para obter outro tipo de fermento quando se faz o pão. Guardar 1 pão cru na próxima vez misture os dois, daí fica um fermento muito forte crescendo rapidamente o pão.

Obs: O Pão pode ser feito com farinha de trigo, farinha de milho , ou só de batata inglesa. E também um pão cru. O pão cru deve ser colocado de molho com água e a noite colocar a farinha, e deixá-lo crescer durante toda a noite, e no dia seguinte amasse o pão.

Receita dada por Norma Corbellini Zanatta – Garibaldi RS.

4 comentários:

Rejane disse...

OLá Sr. Lauro,
Este fermento é muito saudável mesmo!
Minha mãe usava quando nós éramos crianças, à quase quarenta anos atrás. Eu começei a fazer pão em casa nos últimos anos e somente uso este fermento. Peguei a "semente", como chamamos a reserva que fica na geladeira, com uma amiga e desde então só utilizo este fermento. O pão fica com um cheirinho mais agradável do que o pão feito com fermento industrial e se mantêm macio por mais tempo.Como é um pão mais trabalhoso de se preparar, faço uma quantidade maior e os congelo.
Bem interessantes as suas receitas.
Parabéns.

michelly disse...

Tenho algumas duvidas:
*a medida de ingredientes (sal,açucar,farinha e gordura)no preparo da massa do pao;
*rendimento de paes;
*depois de sovar a massa no dia seguinte e fazer o paes "modelar" nao precisa deixar primeiro crescer antes de assar.

michelly disse...

o fermento comprado pode ser o seco? Essa massa pode ser cilindrada?

michelly disse...

apos obter a semente guardo na geladeira ou nao para depois renovar?