segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Temperos realçam o valor da comida

O sal é capaz de realçar o sabor dos alimentos. Porém, o abuso do ingrediente traz problemas à saúde. Se consumido em excesso, o sódio, principal componente do sal de cozinha, pode elevar a pressão arterial, levar ao desenvolvimento de pedras nos rins, além de agravar a osteoporose. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o sal de cozinha é responsável por 71,5% da ingestão de sódio pelo brasileiro.
Para reduzir o consumo de sal e não ter uma comida “sem graça”, os nutricionistas sugerem investir nas ervas. Entra em cena o sal temperado! Nada mais é do que o sal misturado a ervas aromáticas e condimentos que realçam o sabor dos alimentos, diminuindo, automaticamente, a quantidade de sal usada no preparo dos pratos.
Em Veranópolis, na Serra gaúcha, a extensionista social da Emater-RS/ASCAR, Roseli Lazzarotti Bonesso, desenvolve o projeto Plantando Saúde com um grupo de mulheres de diversas comunidades rurais. Esse grupo, denominado Líderes Rurais, é assistido pela extensão rural individualmente e coletivamente em atividades mensais, sempre realizadas no horto de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, localizado na Fepagro Serra.
O foco do projeto é a promoção da saúde pelo uso e conhecimento das plantas bioativas. Desde 2006, o grupo participa de oficinas, entre elas a de sal temperado.
Oficina - “Neste ano, trabalhamos fortemente na valorização, resgate e troca de receitas, com o uso dos temperos produzidos nas hortas caseiras, fugindo do trivial e explorando melhor e de forma criativa a combinação de sabores”, diz Roseli. Segundo ela, para melhor aproveitar os temperos, é preciso conhecê-los bem, além das propriedades medicinais, é fundamental experimentar a combinação de sabores. “Fizemos oficinas com esse propósito também”, relata. Alguém, um dia, experimentou para saber que alecrim combina com peixes, sálvia acompanha bem o frango e o louro, o feijão”, exemplifica Roseli.
Para elaborar o sal temperado, na oficina, foi usada grande variedade de temperos, produzidos nas hortas caseiras das integrantes do grupo, como: salsa, sálvia, tomilho, manjericão, cúrcuma, rosmarinus, cebola, alho, hortelã, alecrim, orégano, manjerona e nirá (uma iguaria da culinária japonesa). As plantas podem variar de acordo com a preferência de cada um. Para as agricultoras e donas de casa que participaram da oficina, o sal temperado é uma forma prática de obter muitas das propriedades benéficas dos temperos, pois se tem uma grande variedade de plantas condimentares já prontas e armazenadas no sal, sem a necessidade de colher e picar cada uma delas a cada preparo das refeições.
Roseli afirma que o uso cotidiano dos temperos na alimentação pode diminuir em mais de 50% a utilização do sal, sem que os alimentos percam o sabor. “Além disso, nos beneficiamos das diferentes substâncias contidas nas plantas condimentares, ricas em vitaminas, fibras e propriedades antioxidantes, digestivas e antissépticas, além de agregarem valor nutricional aos alimentos", afirma Roseli.
"Ervas frescas entram como a melhor opção para temperar as refeições, pois as secas já não possuem grandes quantidades dos seus componentes bioativos que beneficiam o organismo. No preparo do sal temperado, porém, os condimentos frescos estragam mais rápido, impedindo o armazenamento de quantidade maior por tempo mais longo. Nesse caso, o ideal é preparar quantidade menor e manter a mistura refrigerada. Confere nas receitas (abaixo) algumas sugestões de sal temperado!

Plantas condimentares
Os temperos naturais fazem parte de uma alimentação saudável, realçam o sabor dos alimentos e ajudam na digestão, pois possuem princípios ativos com propriedades terapêuticas.
Alho - é um estimulante do organismo, ativa a produção de anticorpos para a defesa e proteção de enfermidades, para infecções em geral. Depurativo do sangue.
Salsarica em vitamina C e A. A raiz tem ação diurética, indicada para problemas renais. É estimulante de apetite, digestiva, fortificante do organismo.
Sálvia - tem ação antisséptica, para afta, inflamação de garganta e mau hálito. É cicatrizante, expectorante e digestiva.
Manjericão - Ajuda a manter uma boa visão, antifebril e antimicrobiana. Indicada para aftas, estomatites, problemas respiratórios.
Cebolinha -  possui vitamina A e C, tem ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico.
Orégano – fortalece o sistema imunológico, estimula a digestão, é rico em fibras e contém antioxidantes, o que retarda o envelhecimento.

Receitas
Sal temperado
Ingredientes: 1 xícara (chá) de sal grosso; 1 xícara (chá) de orégano; 1 xícara (chá) de alecrim; 1 xícara (chá) de estragão.
Modo de fazer: lavar bem as ervas e secá-las com um pano limpo. Depois, colocá-las junto com o sal no liquidificador ou no processador de alimentos e triturar tudo. Guardar a mistura em um recipiente fechado, preferencialmente na geladeira.

Com alho e cebola
Ingredientes: 300 gramas de alho descascado na hora do preparo; 300 gramas de sal marinho (aproximadamente); ½ unidade de cebola; ¼ de maço pequeno de cebolinha; ¼ de maço pequeno de salsinha; 20 ml de azeite.
Modo de fazer: picar a cebola grosseiramente e higienizar as ervas. Colocar o azeite no liquidificador e acrescentar os outros ingredientes, menos o sal. Bater até formar um “suco”. Despejar em uma vasilha e acrescentar o sal, aos poucos, até formar uma pasta e não minar mais água. Colocar em pote esterilizado e tampado, mantendo na geladeira até 30 dias.

Com manjericão
Ingredientes: 1 xícara (de chá) de sal grosso; 1 colher (de sopa) de alecrim; 2 colheres (de sopa) de tomilho; 2 colheres (de sopa) de manjericão; 2 colheres (de sopa) de orégano; 1 colher (de chá) de noz-moscada ralada na hora.
Modo de fazer: colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até que todos os ingredientes fiquem misturados e mais finos. Conservar em um recipiente com tampa.

Com louro
Ingredientes: 1 quilo de sal fino; 1 cebola grande; 1 cabeça de alho; 1 maço pequeno de cheiro verde; orégano a gosto (se for fresco é melhor); 3 folhas de louro; folhas de manjericão fresco a gosto; 50 ml de azeite.
Modo de fazer: bata no liquidificador a cebola, o alho descascado, o cheiro verde, o orégano, as folhas de louro, o manjericão e o azeite. Se estiver difícil de bater, colocar mais um pouco de óleo, mas só o suficiente para bater os ingredientes. Feita a pasta, despejar o sal numa vasilha grande e misturar a pasta até que fique homogêneo. Guardar a mistura em vidros com tampa, preferencialmente na geladeira.
Redação Jornal Correio Riograndense

Nenhum comentário: