quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Pomada Milagrosa, tonico para a memória e sistema nervoso


 

Pomada Milagrosa

1 concha de banha de porco

100 grs de cera

50 grs de breu

5 folhas de confrei

1 punhado de sabugueiro

1 fruta quaresma

Modo de fazer: Machucar bem as folhas, juntar com a banha, cera e breu, colocar em uma panela e cozinhar em fogo brando, mexendo continuamente até as fols torrarem. Coar quando morno. Após coar e colocar tudo num prato de vidro e bater bem com a colher de pau até ficar cremoso e esbranquiçado.

Pastoral da saúde de arroio Grande – Diocese de Pelotas - RS

 

 

Tônico para a memória e sistema nervoso

1 litro de vinho tinto

3 galhos de alecrim 20 cm

7 batatinhas de tiririca

2 xícara de mel

Modo de fazer:

Misturar os ingredientes, macerar e deixar curtindo por 10 dias no escuro em frasco de vidro com tampa. Filtrar e rotular. Dura aproximadamente 1 mês na geladeira

Adultos – tomar 3colheres (sopa) ao dia, após as refeições

 

Receita para gripe

1 dente de alho

1 pedaço de canela

5 cravos

½ limão picado

1 pedaço de gengibre

1 copo de água

Modo de fazer: ferver 5 minutos

Adoce com mel.

Podes tomar 1 comprimido de denegripe

 

Receita para asma (Casca de tatu)

Valter da comunidade Nossa Senhora da Graças

Torrar a casca do tatu fora de casa, pois não dá para aguentar o cheiro (parecido chifre).  Moer bem, tirar com uma colher de sopa, colocar  num litro de água fervida. Após continuar a ferver por mais 40 minutos, em fogo médio para baixo. Não coar, por em um litro de vidro e colocar na geladeira.

Tomar 3 vezes ao dia um colher de sopa, manhã, meio-dia e a noite. Começa no 1º dia da lua minguante, esse tratamento vai até o final da lua minguante.

 

Receita do Pulmão, asma e bronco-pulmonia etc...

1 abacaxi

1kg de mel

1 batata de gengibre

Modo de fazer:

Bater o abacaxi no liquidificador, colocar o conteúdo dentro de uma forma de pudim, e também colocar uma batata de gengibre cortando em pedaço.  Ponha no forno por uma hora. Quando tirar passa no coador e após colocar num pote de vidro. Da mais ou menos 1 litro e ½ . Tomar 3 colheres de sopa ao dia.

 

Bronquite e asma

Casinha de barro cumpridinha (marimbondo)

Ferver o barro e coar e colocar um feixe de poejo e umas sementinhas de orégano, uma colher de mel bem cheia de mel e tomar 1 colher. Tomar 3 vezes ao dia, e após coloque na geladeira. Sempre que tomar deve aquecer o chá.

Livino Juqui  ensinou para Rosinha Cruz,  e esta para sua filha Maria Geni d a Cruz

 

Receita de Sabão

Geraldo Paludo

5 ½ de gordura, sebo, banha, óleo etc

4 litros de álcool de 92º graus de mercado

2 litros de água

1kg de soda bel

Modo de fazer:

Coloque o álcool em uma caixa e após despejar a gordura derretida, a água e a soda, devem ser derretidos em separados. Depois misturar tudo e mexer até fazer o fio.

 

 

 

 

Sabão de Glicerina, receita de fábrica

Norma C.C.C Zanatta

6 kg de banha derretida e fria

4 litros de álcool farmácia

2 litros de água

Desmanchar a  banha no álcool em 1 caixa plástica. Desmanchar a soda com água numa outra caixa. Depois de desmanchar os ingredientes misturar tudo na caixa que contem a banha e o álcool. Mexer com pá de madeira mas que não largue tinta. Mexer mais ou menos ½ . hora. Tem que parar de mexer quando fica como gelatina, só que forma uma crosta por cima. Deixar na caixa plástica até o dia seguinte após cortar em pedaços já dá para lavar a roupa.

 

Receita de rapadura

Maria Dartora

½ de açúcar de cana

1 lata de leite condensado

½ kg de amendoim torrado

Modo de fazer

Colocar numa panela e por no fogão o leite condensado e o açúcar. Quando começar a soltar do fundo da panela adicione o amendoim.

Boa apetite

Sabgueiro

Seu valor medicinal é universalmente conhecido. Seu emprego mais comum é como chá feito das folhas ou das flores quentes, para provocar suor nas gripes, resfriados, tosses, sarampo, varíola caxumba, catapora. Eficiente ainda para eliminar acido úrico, cálculos renais, toxinas em geral, depurativo do sangue gota, reumatismo, pressão alta, curar diabete, flebite e lavar feridas. A raiz e a casca são fortemente purgativas e laxativas. Flores e frutos aromatizam geleias.  Flores aplicadas nos olhos aliviam a dor e combatem inflamações. As folhas entram na composição de inseticidas caseiros.

 

Cavalinha

Cauda-de cavalo, rabo-de-cavalo. Contém sílica em grande quantidade. É remineralizante do organismo depauperado, de modo especial, para os tuberculosos e  gente que sofre dos pulmões. Possui virtudes, propriedades homostáticas, diuréticas, digestivas, depurativas. Tem ainda indicações contra a tuberculose, doenças dos ossos, com úlceras gástricas e intestinais, perda de sangue (reto, nariz, boca), ajuda no tratamento das moléstias da bexiga e dos rins, incontinência noturna da urina das crianças e pessoas de idade. Prepara-se  chá com 20g a 50por litro tomam-se 3 a 4 xícaras por dia.  E hiemaleL.,exite ainda E. arvensis L., E martii Milde e outras.

 

Aipo

Em saladas, alivia os males uterinos na falta de regras, chá das folhas é bom na extinção da voz e da asma úmida, a raiz combate hidropisia, febres em geral, retenção de urina e gazes intestinais.

 

Batida para desintoxicar e evitar a osteoporose e obesidade

Irmã Lídia Hainer

Batida de verduras verdes mais uma maçã com casca e semente e 2 colheres de mel.

Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador. Tomar um copo de manhã e outro a noite.

 

Laberintite

Irmã Lídia Heiner

Pegar     1 ovo de galinha caipira, ferva 2 minutos e ponha bastante pimenta do reino e tome numa única vez, somente quando estiver atacado da labirintite.

Nenhum comentário: