quarta-feira, 10 de junho de 2015

Realidade de são José do Herval, RS


Realidade de São José do Herval, RS.

O município de São José do Herval está localizado no noroeste do Rio Grande do Sul, macrorregião de Soledade, Serra do Botucaraí. Criada em 1988, a partir do desmembramento do município de Fontoura Xavier, o município teve entre os primeiro habitantes os índios charruas, tupis ou tapuias, recebendo influência dos religiosos jesuítas. A maioria da população é de cor parda e branca, com influência portuguesa. Ali também residem inúmeras famílias descendentes de italianos e alemães. A população católica é de 2057 pessoas, enquanto as demais se denominam espíritas; atualmente o crescimento de igrejas de cunho neopentecostais, tanto na cidade quanto no interior do município.

Na região existe uma economia bem diversificada, dada às irregularidade de terreno, como montanhas e terreno pedregoso. A população é formada por pequenos agricultores que vive numa economia de subsistência, através do feijão, batata, mandioca, fumo, pecuária; algumas famílias trabalham como empregados. Há também alguns agricultores com uma situação mais  estável, com produção de fumo, soja, gado leiteiro e integrados (frango e porco). Existe ainda um grupo de famílias que vive da venda de produtos coloniais ao largo da BR 386, alguns como operários nos órgãos públicos e comércio local.

Em São José do Herval o atendimento à saúde ao público se dá a partir do pequeno Hospital  local, exclusivamente ambulatorial. Um destaque é a presença de agentes comunitários de saúde.

Na questão educacional as Escolas se concentram mais no perímetro urbano e poucas no interior do município. Na cidade exise apenas uma Escola de Ensino Fundamental e outra de Ensino Médio. A maioria das Escolas do interior está desativada; algumas servem de abrigo a famílias, enquanto outras cedidas em comodato para a paróquia. Segundo o Censo 2010, o munícipio  tem atualmente 2201 moradores,com 1737 hervalenses alfabetizados.

A paróquia Nossa Senhora do Rosário faz parte da Mitra Diocesana de Cruz Alta e existe desde 1947. O atual pároco é o Frei Paulo Zanatta. Conta atualmente com 26 comunidades eclesiais, a maioria delas com difícil aceso. Por ocasião da emancipação de São josé do Herval onze comunidades estão localizadas no munícipio de Fontoura Xavier. Em razão disso há dificuldades de acesso e comunicação com a sede paroquial. As últimas missões ocorreram há aproximadamente 26 anos.

O QUE ESPERAM DAS MISSÕES

- Maior compromisso com a comunidade eclesial

- Superar a ignorância política –partidaria

- Fortalecimento de valores cristãos: fé, esperança, solidariedade;

- Maior animação pela vida e união entre as pessoas.

- QUE ASSUNTOS DEVERIAM SER TRATADOS NA MISSÃO

- o que é ser igreja

- Politica como cidadania:

- Família, solidariedade, drogas, valores humanos;

- Dízimo, serviços conselho, voluntariado.

- Relações sociais: participação, sinceridade, intriga...

Nenhum comentário: