quarta-feira, 24 de junho de 2015

Azeite de Oliva

25 Incríveis Usos do Azeite de Oliva

Embora o azeite de oliva seja utilizado com maior frequência na cozinha, cada vez mais ele vem sendo empregado com finalidades medicinais. Graças ao seu alto teor de vitamina E e antioxidantes essenciais, o azeite de oliva é um dos produtos mais eficazes quando se deseja estabilizar a pressão arterial e os níveis de colesterol, prevenir ataques cardíacos e o desenvolvimento de células cancerígenas, bem como combater os efeitos da passagem do tempo.
 
 
 
Aqui estão 25 maneiras de utilizar esta fantástica substância:
 
1- Para prevenir roncos: tome uma colher de sopa de azeite de oliva antes de ir dormir.
 
2- Para reduzir a aparência das estrias: Massageie sua pele com azeite de oliva durante alguns minutos.
 
3- Para tratar da acne: prepare uma mistura feita com 3 colheres de sopa de azeite de oliva e 4 de sal marinho, aplique sobre o rosto e deixe atuar durante 2 ou 3 minutos. A seguir, enxágue com água morna e sabonete. Sua pele ficará com os poros limpos e hidratada.
 
4- Para aliviar a dor de ouvido: aplique algumas gotinhas de azeite de oliva morno no ouvido.
 
5- Para aliviar a dor das úlceras estomacais: beba uma mistura preparada com uma colher de sopa de azeite de oliva e 3/4 de xícara de suco de limão.
 
6- Para fazer a barba: o azeite de oliva pode ser uma alternativa natural para substituir o creme de barbear.
 
7- Para fortalecer as unhas: mergulhe seus dedos em uma tigela com azeite de oliva durante 5 minutos.
 
8- Para hidratar a pele: para tratar do ressecamento da pele das mãos, cotovelos e joelhos, esfregue um pouco de azeite de oliva morno nas áreas afetadas.
 
9- Para tratar de resfriados: prepare uma mistura morna com 3 colheres de sopa de azeite de oliva, 2 de óleo de gergelim, 1 colher de sopa de tomilho e 1 colherada de alecrim. Aplique essa mistura sobre o peito, massageando suavemente.
 
10- Para eliminar a caspa: massageie o couro cabeludo com azeite de oliva e deixe agir por uma noite. Pela manhã, lave o cabelo com xampú e condicionador. Repita o procedimento 3 vezes por semana.
 
11- Para cabelo seco e com pontas duplas: amorne umas colheradas de azeite de oliva e aplique-o no couro cabeludo, deixando agir por 40 minutos. A seguir, lave e enxágue, como de costume.
 
12- Para remover manchas de tinta de cabelos da pele: mergulhe um chumaço de algodão em azeite de oliva e esfregue-o sobre a área atingida até que a mancha desapareça.
 
13- Para prevenir queda de cabelo: prepare uma mistura com 2 ovos e 2 colheres de sopa de azeite de oliva, e aplique-a sobre o couro cabeludo, deixando agir por 40 minutos. Em seguida, lave em água morna com xampu e enxágue com condicionador. Recomenda-se repetir o tratamento 3 vezes por semana.
 
14- Para eliminar piolhos e lêndeas: prepare uma mistura à base de 1 colher de sopa de azeite de oliva e 1 colher de sopa de vinagre e aplique-a sobre o couro cabeludo, deixando agir por 30 minutos. A seguir, passe o pente fino (pente especial para tirar piolhos) no cabelo e enxágue-o com água morna.
 
15- Para aliviar dor de dente: mergulhe um chumaço de algodão em uma mistura feita com azeite de oliva e cravo-da-índia, aplicando-a sobre a região dolorida. Recomenda-se este tratamento para crianças pequenas e mulheres em período de amamentação.
 
16- Para remover rímel dos cílios: mergulhe um chumaço de algodão em  azeite de oliva e utilize-o como demaquiante.
 
17- Para aliviar a tosse: tome uma colher de sopa de azeite de oliva misturado com uma colher de sopa de mel. Outra alternativa é massagear o peito e a parte superior das costas com azeite de oliva morno.
 
18- Para tratar gengivas inflamadas: faça enxágues bucais com uma mistura preparada com colheradas de azeite de oliva dissolvidas em água.
 
19- Para prevenir assaduras pelo uso de fraldas: prepare uma mistura com 2 colheres de sopa de azeite de oliva e 1 colher de sopa de água e aplique-a sobre a traseira do bebê.
 
20- Para polir os móveis de madeira: mergulhe um pano velho mas limpo em uma mistura à base de 2 colheres de sopa de azeite de oliva e 1 colher de sopa de suco de limão, e utilize-a para limpar e deixar seus móveis de madeira impecáveis.
 
21- Para manter as ferramentas de jardinagem: passe um pano embebido em um pouco de azeite de oliva em seus utensílios de jardinagem para evitar que acumulem sujeira e enferrujem.
 
22- Para dar um jeito em portas que rangem: aplique azeite de oliva nas dobradiças problemáticas para que elas voltem a ser silenciosas.
 
23- Para tratar problemas digestivos: tome uma colher de sopa de azeite de oliva pela manhã, em jejum. Como alternativa, beba uma mistura feita com um copo d'água, com uma colher de sopa de azeite de oliva e a mesma medida de suco de limão.
 
24- Para manter as facas de cozinha: após tê-las lavado bem em água quente e com detergente, espalhe algumas gotas de azeite de oliva sobre as facas, evitando assim que elas percam o fio ou fiquem oxidadas.
 
25- Para evitar que a cera fique colada ao castiçal: esfregue um pouco de azeite de oliva no castiçal antes de acender as velas.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Presão arterial


Pressão Arterial

Pressão Alta (Para fazê-la baixar, seguir um regime de verduras e frutas)

Setes sangria: ferver, durante 5 minutos, 1 pé de sete sangria, em 3 xícaras de água. Tomar 1 xícara, 3 vezes ao dia.

Poaia do mato: Ferver, durante 3 minutos, alguns galhos de poaia do mato, 2 xícaras de água. Tomar 1 xícara, 2 vezes ao dia.

Sete capota: Ferver algumas folhas, durante 5 minutos, em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara pela manhã e 1 a tarde.

Cebola: Ferver, durante 5 minutos, cascas de cebola em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara pela manhã e outra à tarde, até normalizar a pressão.

Guaxuma e oliveira: Ferve, durante 7 minutos, 3 raízes de guaxuma em 1 xícara de água ou 3 folhas de oliveira. Tomar 1 xícara 2 vezes ao dia.

Pitangueira, sabugueiro, gervão. Ferver, durante 5 minutos, 1 folha destas plantas, em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara por dia, até acertar a pressão.

Farinha de mandioca: Colocar 1 colherinha no café da manhã, diariamente ou 1 colher num copo de água fria, à noite e tomar, em jejum, no dia seguinte.

Batata inglesa: Colocar uma batata em rodelas. Tomar 3 delas, com uma pitada de sal e coloca-las na testa e amarrar. Retirá-las logo que a pressão baixar. A batata pode ser substituída por limão, cortado em rodelas.

Cana de açúcar: Ferver, durante 5 minutos, 2 folhas de cana de açúcar, em 1 litro de água. Tomar 3 xícaras, por dia, até normalizar.

Alho e leite: Descascar e esmagar 4 dentes de alho e coloca-los num copo cheio de leite. Guardar na geladeira, durante 10 horas. Depois, tomar 1 colher (sopa), 3 vezes ao dia, durante 10 dias, interrompendo por alguns dias e, recomeçar, caso for necessário.

Bergamota: Esmagar 5 sementes de bergamota e colocar, à noite, em 1 copo de água. Tomar de manhã, em jejum. Repeti-lo, até acertar a pressão.

Louro : Ferver, durante 3 minutos, 1 folha de louro em 2 xícaras de água. Tomar 1 xícara, de manhã e 1 xícara à tarde.

Violeta de Jardim ou madressilva ou zabumba (sempre viva) Ferver, durante 5 minutos, 2 folhas ou 2 flores desta planta, em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara de manhã e 1 xícara à tarde.

Cebola: Cortar em rodelas 1 cebola crua e colocar 3 rodelas em cada sapato. Calçar o sapato, sem meiase caminhar. É receita para o caso de pressão muita alta.

Murta: Ferver, durante 5 minutos, 3 folhas de murta em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara por dia ou mais, se for necessário.

 

Para estabilizar a Pressão

Marcela (flores): Colocar à noite, 7 a 9 flores de marcela num copo com água fria, e deixar a noite toda, Tomar em jejum e ficar alguns tempo sem tomar café. Fazer isso, até normalizar a pressão. O importante é persistir no tratamento.

 

Limão-cidra: Cortar 1 limão cidra com casca e semente. Juntar 30 dentes de alho e 1 litro de água, Bater no liquidificador. Depois, ferver, durante 20 minutos. Coar. Juntar mais 1 litro de água. Ferver mais 20 minutos. Por em litros e conservar na geladeira. Tomar 1 copinho, 3 vezes ao dia.

Para levantar a Pressão

Anís do mato: Ferver, durante 5 minutos, 2 folhas em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara por dia.

Gengibre: Ferver, durante 5 minutos, 1 pedacinho de folha ou caule, em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara, quando necessário.

Sal e conhaque: Comer alimentos salgados ou por uma pedra de sal na boca ou tomar conhaque.

 

Bibliografia

Zatta, Maria

A farmácia da natureza. Maria Zatta. 3º edição. São Paulo. Paulinas. 1996. Aprendendo com a Natureza

Xaropé e fortificante


Xarope e Fortificante

1 cerveja preta malzebier

250 gramas de açúcar mascavo

1 punhado de folhas de guaco

1 punhado de agrião

1 punhado de cambara

 

Modo de fazer:

Misturar tudo e colocar a ferver até que dar um liquido consistente. Após o xarope  deve ser coado

Tomar antes das refeições: 2 ou 3 vezes ao dia. Guardar na Geladeira

Crianças 1 colher de chá. Adultos 1 colher de sopa

Você sabia


                                                                         Você sabia

CHIMARRÃO: Muitos estudos são feitos sobre seus efeitos medicinais. Alguns no sentido de comprovar sua eficácia como antioxidante agindo na corrente sanguínea atuando especificamente sobre as lipoproteínas, em especial, o LDL. Por isso, acredita-se ser um potencial escudeiro no combate a ateroscierose (deposito de substância gordurosas nas artérias que causam seu entupimento). Possui ainda ação vasodilatadora e estimulante do sistema nervoso central. Assim a infusão de ervas-mate, que pode também ser tomada fria ou morna, previne infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

CHOCOLATE: Este “manjar dos deuses” que no passado foi privilégio da nobreza, hoje, é disputado, propagado e receitado em clínicas de saúde estética pelo mundo agora. Contém vitaminas, minerais e outras de suas mais de 300 substâncias. Hidrata e amacia a pele, mexe com a química cerebral e é tido como afrodisíaco. Um banho de ofurô acompanhado de pétalas de rosas, leite, chás e outros ingredientes(até música) trabalha todos os sentidos e desperta emoções corporais, ativa a circulação, melhora o humor, previne insônia, estimula as funções do organismo e combate a depressão. Além de inteferir na produção de serotonina e endorfina e chocolate contém  xantina e uma das três substâncias responsáveis pelo sentimento de amor – a feniletilamina (“hormônio do amor”) que associada a dopamina a ocitocina, intensificam-se no cérebro dos apaixonados. O chocólatra é uma pessoa viciada em chocolate

CAFÉ: Os ácidos ferúlicos do café sugam as substância tóxicas no organismo prevenindo ou curando muitas doenças, entre elas o mal de Parkinson (doenças caracterizada por tumores musculares e fraquezas) e regimes de emagrecimento. O excesso pode causar insônia e depressão. Acredita-se que dose normal seja 4 xícaras diárias. A cafeína, a xantina e outras substâncias interferem física e emocionalmente no  organismo. Ajuda a emagrecer por que aumenta o metabolismo auxiliando diretamente na queima de calorias. Atua no sistema nervoso central estimulando, revigorando atiçando a adrenalina diminuindo o cansaço e a fadiga. Pessoas obsesas, diabéticas ou cardíacas devem moderar o uso da cafeína. Diz a história que o chá revigorou as forças de Maomé que assim combateu seus inimigos e conquistou muitas mulheres. A bebiba considerada cristã já foi tida como “coisa de satanás”. Atenção! A fervura faz evaporar os óleos essências do café. O correto é infundi-lo em água quente. Passar em coador de pano ou filtro para reter algumas impurezas é uma tática que não interfere no sabor do café.

BOA NOITE: Esta planta (Vide texto 173 e foto 89) é a única fonte de um alcaloide que combate um tipo de leucemia que ataca jovens no mundo todo. Que os laboratórios tenta sem sucesso reproduzir sinteticamente esta substância. Que é necessário 500 kg da planta fresca ou 4 toneladas da planta verde para extrair apenas um grama desse alcaloide?

PLANTAS NO MUNDO: Existem no planeta cerca de 250 mil espécies de plantas catalogadas pela ONU, no Brasil são 55 mil. Nesta contagem não se incluem  as variedades (somente feijão, são mais de mil variedades). Segundo o GTA (grupo de trabalho Amazônico) 20 espécies são básicas para matar a fome no mundo com destaque para milho, trigo e arroz, que sozinhos representam 60% das calorias e 56% das proteínas consumidas pela humanidade.

Bibliografia. PLANTAS MEDICINAIS. kÖRBES, Vanildo Cirilo, Irmão, Francisco Beltrão. Estudos, Orientação e Assistência Rural, 2002. 202p. PR

Assesoar- Associação de Estudos. Orientação e Assistência Rural. Av. General-Osório 500- Telex (46) 3524-2488.  85604.240 Francisco Beltrão -PR

Plantação


Plantação

Francisco Júlio da Silva e  (Valter da comunidade Nossa Senhora das Graças)

Tudo que dá debaixo da terra, planta-se na lua minguante

Cortar madeira lua minguante, menos na 3º e 4º  não é bom porque tem a letra “r”.

Do mês de maio até agosto é bom para cortar, é bom para cortar, toda lua é boa.

Quando a lua se forma ( na cheia não é bom para plantar)

Na última lua de minguante é bom para plantar feijão preto.

Matar porco deve-se matar na lua minguante.

O que vale na carne é o sal. O pai do Francisco disse que certa vez comprou um saco de sal de 30kg para salgar a carne, essa ficava branca de sal.

Caçar nos quatro meses que não tem “r”, maio junho, Júlio e agosto.

Corta-se madeira nos meses que não tem “r”   (Gerônimo Rossi).

Plantar milho na lua nova – só se for terra fraca

Na lua nova não se planta  nada somente flor. Podar roseira na lua nova durante 2 anos depois os pé morrem.  Não se corta erva mate na lua nova o tronco morre.

Na terra boa deve-se ser na lua minguante

Na lua crescente planta-se de tudo, porque a lua é boa.

Feijão preto: planta-se na minguante de setembro, ou de outubro

Milho: planta-se também na minguante na lua escura na passagem  para a minguante.

Pipoca pode se plantar, qualquer lua fora da nova.

Cortar madeira: mês de maio , junho, julho e agosto, madeira dura mais, não possui água dentro.

Fruteiras planta-se no inverno. Ela não morre, pois a seiva não circula.

Lua escura é a perda da lua.

Lua clara, já tem lua.

Porco deve ser carnear na lua minguante. Na lua nova estraga todo o produto feito da carne de porco.

Galinha nunca por em choco no verão, cria piolho, é muito quente.

Colocar galinha em choco na minguante, então nasce os pintos na lua cheia, sempre com número de ovos ímpar, conforme o tamanho da galinha.

Sempre por os ovos galados  números impar de acordo com o tamanho da galinha.

 A banha era cozida e colocada junto a carne de porco no tempo que não tinha a geladeira, alguns lavavam bem as batatas doce e colocavam junto com a banha quente.

Não se deve plantar a batata doce na lua nova, elas caruncham todas.

Na lua escura no penúltimo dia da minguante, na lua perdia e o 1º dia da nova  cortar árvores neste dia é impróprio porque a árvore chora e não brota.

Cortar árvores no mês que não tem “r” na minguante (não caruncha e não cria cupim) Meses adequados é maio, junho, julho e agosto. Sempre na minguante.

Podar sinamomo na lua minguante de agosto cresce menos.

Madeira se corta na lua minguante, senão caruncha muito.  A serraria não corta quando tem “r” . Dias apropriados segunda-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado.

Para pescar a melhor lua é a quarto crescente.

Colher  os ovos na sexta-feira santa e come-los no domingo de páscoa em jejum evita que a pessoa fique mordido de cobra.

Cortar as unhas na sexta-feira santa não dá dor de dentes

Lavar os olhos no sábado santo às 10 hs da manhã,  Hora em que jesus ressuscitou não da dor dos olhos,

Marcela colhe-la na sexta-feira antes que nasce o sol, previne doenças do estomago

Não comer carne na sexta-feira santa, porque é vigília e abstinência de carne.

Feijão preto: planta-se na lua escura, quando não tem lua, antes de fazer a nova. Pode ser na minguante nos últimos dias.

Milho: planta-se não pode plantar quando faz a lua cheia, para a cheia antes da lua cheia. A Pipoca deve ser plantada no dia seguinte para não castiçar (misturar).

Milho planta-se na lua minguante,  dois a três dias depois que a lua se faz, pois se plantar crescente  caruncha tudo, e se plantar na lua nova da o carvão  no pendão e espiga.

Plantar milho ou pipoca no sábado e domingo não caruncha.

Mandioca se plantares na lua nova fica amarga, dá nova até a crescente não dá para plantar.

Repolho não pode plantar na lua crescente, porque não da cabeça, só cresce e não bota a flor.

O que da embaixo da terra pode-se plantar na minguante.

Batata e mandioca: planta-se sempre na lua minguante. Se plantares na lua nova caruncha tudo.

Mudar cebola na minguante de julho na faz a flor.

Corte de madeira: sempre nos meses de maio, junho e julho e agosto, mês que não tem “r” , a madeira dura mais.

Erva mate, para desgalhar só no mês de agosto ou setembro. Os galhos protegem a planta e se dá uma geada mata o tronco. Se pegar geada encima do corte a árvore morre.

Mandioca se planta na lua minguante de no final de agosto e inicio  de setembro.

A poda das  pareiras devem acontecer na lua minguante de agosto.

Matar porco para consumo de carne em casa deve ser na lua minguante, para a carne e banha não estragar.

Castração de cavalo na lua minguante de janeiro, o pelo do animal fica mais lustro

Melancia planta-se na minguante de setembro.

Abobora planta-se na minguante de setembro.

Fruteiras planta-se nos meses de junho, julho e agosto. Planta-se nos meses de inverno, de maio , até agosto. 

A raiz nua é arrancar do saquinho e mudar. Planta-se na lua crescente ou na cheia.

Na lua nova chega até aflouxar os dentes da pessoa disse um Senhor de idade Luiz Piovesan.

A lua em pé marinheiro sentado

 

Produção de animal:

Lua nova mais para a produção de fêmea, antes do meio dia. Na parte da tarde é mais para macho.

Se pegar a cria na lua nova da fêmea. Se  pegar cria na lua minguante é macho.

Se a barriga da vaca estiver na direita, e macho, se estiver na esquerda é fêmea.

Para descobrir se é homem ou mulher, deve soletrar as primeiras  letras do casal. Francisco e Maria, por isso que se for consoante é macho e se por vogal é menina.

Tabela das fases da lua

Na lua nova nasce mais terneiro macho .

Nas demais luas é mais favorável nascer femeas.

Atendendo seu pedido final a tabela que os almanaques antigos publicavam sobre o que plantar em cada fase da lua é a seguinte:

               Lua Crescente – plantas de folhas, como a alface;

               Lua Cheia – plantas de cabeça, como a cebola;

               Lua Minguante – plantas de raízes, como o aipim;

               Lua Nova – todas as plantas de flores

 

Milho : planta-se na lua minguante. Se planta na crescente da lua bicha muito . Depois que se faz a lua no segundo dia.

Na lua nova da carvão no pendão e na espiga.

Mandioca lua nova fica amarga da nova até a crescente não da para plantar.

Bata se doce se planta na lua nova caruncha.  Lua cheia caseira cheia.

Cortar árvore nos sábado e domingo, qualquer lua não bicha.

Plantar  milho ou pipoca no sábado e domingo não bicha.

Mudar cebola na minguante de julho não faz a flor.

Poda da parreira é na minguante de agosto.

Põe a galinha a chocar no domingo nas também no domingo. Sempre coloque os impar 7 ovos 9, 11, 13 do tamanho da galinha. Se coloca na minguante os pintos nascem na cheia mais fortes.  Coloque em forma de cruz.

Lauro zanatta

 

Influência da lua na Agricultura

                     Emater –rs   Ascar

Sabia que além do sol existe astro que  exerce a influência sobre o planeta terra?

Esse planeta é a lua. Ela recebe a luz do sol e reflete sobre a terá emitindo energia, força de gravidade, a qual atua sobre as plantas animais, água e terra.

Fase da lua

A lua passa por quatro fases; ,minguante, mova ,crescente e cheia. Cada fase dura sete dias.

Lua minguante

Nesta fase é pouca a influência da lua sobre a terra. É provável esta força seja insignificante. A energia ou força contida tende a descer. Daí pensam no que os mãos velhos dizem “nesta fase da lua as coisas crescem na terra para fora minguam, e as coisas que crescem de fora para dentro vigora “raízes”)”

Na pratica observando  o comportamento das hortaliças, concluiu-se  que nessa faze plantando-se raízes; rabanete , beterraba, cenoura, inhame, batata, cebola de cabeça (bulbos) e outras. Isto porque a planta ao germinar , primeira força o enraizamento, demora mais a nascer, retarda um pouco o crescimento, porte menor, raízes mais desenvolvidas. Quando à seiva, a planta absorve menos quantidade de seiva no caule, nas folhas e nos ramos. Fase boa para tirar bambus, madeiras para construção e cabos para ferramentas, etc,

Obs: A durabilidade é maior, mais ao ataque de pragas. Bom para fazer desbrota (porque a planta está menos concentrada de seiva, cicatriza mais rápido os ferimentos e dificulta a penetração de parasitas). Faz-se a poda caso queira retardar a brotação  (lembrando que podas repetitivas nessa fase da lua podem levar a  planta ao enfraquecimento, e até mesmo interromper o seu ciclo de vida).  O que acontece se plantamos raízes na lua forte? No caso das hortaliças, a planta vegeta muito chegando algumas a não produzirem raízes.

Obs: Em todos as fazes sempre é bom você  pegar o auge da lua (dois ou três dias após ter começado a fase);com exceção da minguante, que você poderá pegar a partir do quinto dia da cheia, isto porque   está minguando, mas não descantando a possibilidade dela exercer pequena influência sobre a planta.

A batata – doce e a mandioca têm duas opções para plantio:

1 Plantar na minguante as ramas da batata ou a maniva da mandioca no mesmo dia que forem colhidas.

2 – Colher a rama ou as manivas dois ou um dia antes da nova, deixar murchar a sombra e  plantar a partir do segundo dia da nova. Quando colocamos as ramas ou as manivas para murchar, elas perdem reservas (seivas) e ao plantar na lua nova elas tendem a forçar tanto o broto quanto a raiz  (lei de sobrevivência).

Lua Nova

Nesta fase, ela começa exercer influência sobre a Terra, a seiva (sangue da planta) manifesta-se em maior quantidade no caule, em direção aos ramos. Nesta fase, planta-se mais couve- comum, almeirão, cebolinha, espinafre, planta-se plantas medicinais e outras.

Obs; Planta-se mais para o aproveitamento de folhas; exceto as verduras folhosas que aglomeram as folhas (o mesmo que formar cabeça) repolho, chicória, alface, couve-chinesa e outras.

Bom também para o plantio de árvores cujo objetivo e produção de madeira.

Lua crescente

Fase em que a lua exerce influência muito boa sobre as plantas, nessa fase a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas.

Fase boa para plantar tomate, pimentão, jiló, quiabo, berinjela, feijão –vagem, pepino. Bom para se fazer enxerto, poda (para brotação-rápida).

Obs: O tomate plantado nessa faze lunar produz mais, as pencas ficam mais próximas, com mais frutos, já na minguante, produz pouco, na lua nova, alonga-se a haste e as pencas com maior possibilidade de ataque das pragas.

Lua Cheia

Fase em que a influência sobre a terra chega ao ponto máximo, mas só nos primeiros dias, depois porque depois de sofre o efeito da minguante. No início desta fase planta-se: repolho, couve-flor, alface e outras. Além das hortaliças esta fase é ótima para o plantio de flores. É importante frisar que nesta fase a seiva se concentra na copa das planta (ramos e folhas).

 

Você sabia

Para seguir a fase lunar deve partir desde o semeio ou plantio porque são os primeiros dias de vida da planta que a lua exerce maior influência.

Para colher frutos, a melhor fase é a lua cheia. Os frutos estão mais suculentos devido a maior quantidade de seiva encontrada nos frutos. Já para as raízes a vagens, na minguante pois,,, a planta encontra-se com menos seiva facilitando o cozimento, segundo afirma a  engenheira agrônoma e pesquisador  Ana Primavesi – Edicão Guia Rural – Abril.

Para colher milho, arroz, abóbora e outros armazenamentos, são melhor n plantam feijão na minguante porque resistem mais ao ataque do caruncho, gorgulho etc.

Melhor fase para plantar banana: na nova e crescente. Na minguante, leva muito empo para produzir e produz cachos pequenos.

Alguns agricultores plantam feijão, milho, ou mesmo frutíferas na minguante para eitar ataque de brocas, lagartas etc. Muitos usam métodos mesmo sabendo de uma possível queda de produção.

Se fizermos semeio de uma determinada cultura em uma fase lunar, o plantio deverá obedecer a mesma fase. Caso contrário, sofrerá influencia das duas fases. Tendo a fase inicial como dominante.

O plantio por estaca deve ser efetuado na lua nova cujo objeto e a produção de caule e folhas, já  para produção de frutas, o mais indicado é na lua crescente. Seguindo os mesmos “os insetos se manifestam mais na lua forte”.

Receita Milagrosa


 

Receita Milagrosa

Para 47 Doenças

 Encontrada na casa do Chesini (Vicente.Dutra -RS)

5 cebolas roxas

3 cabeças de alho

½ de mel

 

Modo de fazer: Bater no liqüidificador, e misturar com ½ quilo de mel.

Tomar 1 colher de chá 3 vezes ao dia nas refeições.

Tomar durante 15 dias.

 

Pomada Milagrosa

1 kg de banha de porco

5 folhas de comfrei

1 punhado de sabugueiro

1 punhado de bálsamo

5 folhas de beladona

1 punhado de alcanfor ou cânfora

½ de palma de figo da índia, ralada

Modo de fazer: Cozinhar até as folhas ficarem bem torradas com uma colher de pau. Acrescentar  100 gramas de cera. Coar e bater, até ficar frio. A pomada se usa para tumores, abcessos, rachaduras nos pés, erisipela, flebite, ulceras varicosas, sarna, lepra, lúpus, cobreiro, unhas encravadas, queimaduras e para todo tipo de problema de pela.

Bibliografia: A farmácia da Natureza. Irmã Maria Zatta. Ed Irmâs Paulinas. SP. 1996

Sagu


Sagu

 1 litro de vinho tinto,

11  colheres de sagu colocar de molho

 Colocar ferver o vinho com 2 copos de água. Quando o vinho  ferve coloque o sagu sem a água.   Quando estiver quase pronto colocar 1 ½ xícara de açúcar, deixe cozinhar mais um pouco. Coloque num pirex e deixe esfriar.  CALDA

Fazer uma calda com 1 xícara de água com 1 xícara de açúcar com pedaços de canela e cravo a gosto, deixe engrossar e misture com o sagu,  e mexa bem.

 

Sagu

Divina grando

1 copo de vinho

1 copo de água

½ copo de sagu

1 copo de açúcar

Deixar ferver, sem o açúcar, e depois acrescentar o açúcar quando está quase pronto, e deixar no fogo por mais 5 minutos.

Paraíso ou inferno


Paraíso ou Inferno

Um deputado está andando tranquilamente, quando é atropelado e morre. A alma dele chega ao Paraíso e dá de cara com São Pedro na entrada.

– Bem-vindo ao Paraíso! – diz São Pedro. Antes que você entre, há um probleminha. Raramente vemos parlamentares por aqui, sabe, então não sabemos bem o que fazer com você.

– Não vejo problema, é só me deixar entrar – diz o antigo deputado.

– Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte: você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso, aí pode escolher onde quer passar a eternidade.

– Não precisa, já resolvi. Quero ficar no Paraíso – diz o deputado.

– Desculpe, mas temos as nossas regras.

Assim, São Pedro o acompanha até o elevador, e ele desce, desce, desce até o Inferno. A porta se abre e ele se vê no meio de um lindo campo de golfe. Ao fundo, o clube onde estão todos os seus amigos e outros políticos com os quais havia trabalhado. Todos muito felizes em traje social. Ele é cumprimentado, abraçado e eles começam a falar sobre os bons tempos em que ficaram ricos às custas do povo. Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar. Quem também está presente é o Diabo, um cara muito amigável que passa o tempo todo dançando e contando piadas. Eles se divertem tanto que, antes que ele perceba, já é hora de ir embora. Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe. Ele sobe, sobe, sobe, e a porta se abre outra vez. São Pedro está esperando por ele. Agora é a vez de visitar o Paraíso.   Ele passa 24 horas junto a um grupo de almas contentes que andam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando. Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia se acaba e São Pedro retorna.

– E aí? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Agora escolha a sua casa eterna.

Ele pensa um minuto e responde:

– Olha, eu nunca pensei... O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno.

Então São Pedro o leva de volta ao elevador, e ele desce, desce, desce até o Inferno. A porta se abre e ele se vê no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo. Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas, catando o entulho e colocando em sacos pretos.  O Diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do deputado.

– Não estou entendendo – gagueja o deputado. Ontem mesmo eu estive aqui e havia um campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, e nós dançamos e nos divertimos o tempo todo. Agora só vejo esse fim de mundo cheio de lixo e meus amigos arrasados!!!

O Diabo olha pra ele, sorri ironicamente e diz  – Ontem estávamos em campanha. Agora, já conseguimos o seu voto...

????????????????????????????????


??????????????????????
A constristão das circusntâncias do momento presente torna sobre-posse improlífico em vocábulos para dizer que a dexterilidade dilemática do organizador azagnizador do cavicórdio, nas ânsias magnéticas do disagnizado apoio, surge com o pepotênico estouro de bombas acrobáticas.
Comprime o lúpico dilatônico das massas credpudinosas e ilaça as ilações belicosas num assungivel e tétrico lúpico das digitiforme esfedologia.
Mas o redolente hipocentauro da vil sarcologia tenta zamporinar o espétido ramilhão da grande endinária. Não trepideis, ó catártico epicédio, ante o plamipotente plamívomo, pois o futuro, este auritomante auricomodo das almas elerizantantes, surgira em breve e irá gravar-se no antiláquio do epitático apogeu da iátrica imortalidade.
E como, eu Cristo foi um paladino das aspirações de um povo, conspurcado pela austeridade conspícua dos fatos relativos, quanto a intransigência herética dos nobres ideiais, o transcendentalismo genético do poder, gero a concupiscência hebraica, baseada no cósmico das oblatas das coisas abstratas.
E vós, que já estais no exalviçado crinoide da  vida, em vossa sinfisantéria cadastragem por este mundo estereodonte, não sejais betuláceos enânticos ou então enatílicos, como se diz na gíria embora a dissosmia displática e desentérica vos queira besantar ao derradeiro e vergonhoso parablasto do desânimo tisanóptero.
Mas, como bem disse Rinoceronte, um dos maiores octópodes e mariápode de sua época transgangètica: “No fox-trote da vida somente os zigospóricos podem garguitear infactíveis, sem precisarem amargurar uma guapetonaagem na fitoide onfalópsica de sua psique...”
E, agora, em foto-síntese, permitam-me que minha voz gutiferácea sim, mas não ferruginosa, se eleva garotil e mélica, para verberar o maragatismo faxinótico do latirismo que ousou atacar os malacodermos infêsos e leuquêmicos.
Saibam, porém, que a fototaxia da metásteese jusante há de xumbergar a grumecência infame e lagóftolma deste zircônico covardes e apocalípticos

Realidade de são José do Herval, RS


Realidade de São José do Herval, RS.

O município de São José do Herval está localizado no noroeste do Rio Grande do Sul, macrorregião de Soledade, Serra do Botucaraí. Criada em 1988, a partir do desmembramento do município de Fontoura Xavier, o município teve entre os primeiro habitantes os índios charruas, tupis ou tapuias, recebendo influência dos religiosos jesuítas. A maioria da população é de cor parda e branca, com influência portuguesa. Ali também residem inúmeras famílias descendentes de italianos e alemães. A população católica é de 2057 pessoas, enquanto as demais se denominam espíritas; atualmente o crescimento de igrejas de cunho neopentecostais, tanto na cidade quanto no interior do município.

Na região existe uma economia bem diversificada, dada às irregularidade de terreno, como montanhas e terreno pedregoso. A população é formada por pequenos agricultores que vive numa economia de subsistência, através do feijão, batata, mandioca, fumo, pecuária; algumas famílias trabalham como empregados. Há também alguns agricultores com uma situação mais  estável, com produção de fumo, soja, gado leiteiro e integrados (frango e porco). Existe ainda um grupo de famílias que vive da venda de produtos coloniais ao largo da BR 386, alguns como operários nos órgãos públicos e comércio local.

Em São José do Herval o atendimento à saúde ao público se dá a partir do pequeno Hospital  local, exclusivamente ambulatorial. Um destaque é a presença de agentes comunitários de saúde.

Na questão educacional as Escolas se concentram mais no perímetro urbano e poucas no interior do município. Na cidade exise apenas uma Escola de Ensino Fundamental e outra de Ensino Médio. A maioria das Escolas do interior está desativada; algumas servem de abrigo a famílias, enquanto outras cedidas em comodato para a paróquia. Segundo o Censo 2010, o munícipio  tem atualmente 2201 moradores,com 1737 hervalenses alfabetizados.

A paróquia Nossa Senhora do Rosário faz parte da Mitra Diocesana de Cruz Alta e existe desde 1947. O atual pároco é o Frei Paulo Zanatta. Conta atualmente com 26 comunidades eclesiais, a maioria delas com difícil aceso. Por ocasião da emancipação de São josé do Herval onze comunidades estão localizadas no munícipio de Fontoura Xavier. Em razão disso há dificuldades de acesso e comunicação com a sede paroquial. As últimas missões ocorreram há aproximadamente 26 anos.

O QUE ESPERAM DAS MISSÕES

- Maior compromisso com a comunidade eclesial

- Superar a ignorância política –partidaria

- Fortalecimento de valores cristãos: fé, esperança, solidariedade;

- Maior animação pela vida e união entre as pessoas.

- QUE ASSUNTOS DEVERIAM SER TRATADOS NA MISSÃO

- o que é ser igreja

- Politica como cidadania:

- Família, solidariedade, drogas, valores humanos;

- Dízimo, serviços conselho, voluntariado.

- Relações sociais: participação, sinceridade, intriga...

A misteriosa natureza


A misteriosa natureza

 

Em São José do Herval

O mundo não e todo igual

Há paredões e cascatas

Escondidos neste matagal

 

Cada lugar que se anda

Sempre o elemento surpresa

As cachoeiras e as ladeiras

Presentes nessa natureza

 

A vegetação é exuberante

Abundante em toda a região

Brinda a todo observador

A riqueza de nosso rincão

 

Rochas de todos os tipos

Presente na natureza

Riquezas acumuladas

Com formas e beleza

 

Animais faz parte do habitat

Aumentando para repovoar

O lugar que sempre foi deles

Agora estão para voltar

 

O elemento surpresa

E o detalhe para aguardar

Pois pode aparecer qualquer momento

Os previdentes devem se livrar

 

Gratos pela oportunidade

Pretendemos lá voltar

Para continuar a vislumbrar

As maravilhas do lugar

 

Tânia dizemos muito obrigado

Pelo passeio e convivência

A cachoeira é fantástica

E as  belezas da adjacência.

                          São José do Herval  24-03-2012

Frei Paulo F Zanatta

Estágio no sítio dos Herdeiros, Plantio de frutíferas: sucesso ou fracasso começa na implantação do pomar

Fwd: [Estágio no Sítio dos Herdeiros] Plantio de frutíferas: sucesso ou fracasso começa na implantação do pomar

Entrada
x

engenheiro agrônomo panerai agropanerai@gmail.com

09:21 (Há 10 horas)
para alexandre, Cco:mim
   
Traduzir mensagem
Desativar para: português

"Elogie sempre que puder. O ser humano precisa de um estímulo para crescer. Mostre o sabor da bondade para os outros"  Arthur Hisoka

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: alexandre e alana <alexandre.alana.2008@gmail.com>
Data: 10 de junho de 2015 08:30Assunto: [Estágio no Sítio dos Herdeiros] Plantio de frutíferas: sucesso ou fracasso começa na implantação do pomarPara: agropanerai@gmail.com





Em 2013 implantamos o pomar de citrus e videiras no sítio Nena Baroni, devido a problema no plantio e terreno com lençol freático muito raso, as mudas morreram. Das 70 mudas sobraram 08 de Citrus.
Mas porque morreram?
Mais de 50% das raízes finas (responsáveis pela absorção de nutrientes) encontram-se até 20cm de profundidade. Se alaga o terreno falta oxigênio e a planta não absorve os nutrientes.




Então iniciamos este experimento: plantamos a muda dentro da caixa de madeira ( sem fundo) para as raízes ficarem longe do terreno alagadiço, principalmente no inverno. Se der certo, com o tempo vamos colocar mais solo no entorno da muda envolvendo a caixa e formando um camalhão.



por Flávio Luiz Carpena Carvalho
Grande parte do sucesso de um pomar de frutíferas depende de ações realizadas antes e durante a sua implantação. Decisões como a espécie que será explorada e, desta, a variedade ou cultivar, em função de fatores diversos, como o mercado a que se destina, entre outros, devem ser tomadas com antecedência de até um ano antes do plantio. Isto se justifica pela necessidade de encomenda e aquisição de mudas e pela orientação nos passos seguintes. Dentre estes, são exemplos a escolha do local e o tipo de solo mais adequado, o plantio de espécies para a construção de quebra-ventos, bem como a coleta de amostras de solo para análise e correção de acidez e da fertilidade. A forma de condução das plantas e o seu espaçamento devem ser previamente estabelecidos, pois isto determinará a quantidade de mudas a adquirir por unidade de área.
A região do Planalto da Campanha Gaúcha (Bagé e municípios vizinhos), no Rio Grande do Sul, tradicional reduto de produção pecuária, tem na fruticultura uma das alternativas para a reconversão de sua matriz produtiva. Alguns solos dessa região, entretanto, não são os mais adequados ao cultivo de espécies como o pessegueiro e a ameixeira, principalmente por suas características físicas, que dificultam a drenagem do excedente de água das chuvas. Por outro lado, na tradicional região produtora de pêssegos do Planalto Sul-Rio-Grandense (colônia de Pelotas e municípios vizinhos, como Piratini, Canguçu e Morro Redondo), os solos são, quase sempre, pouco profundos, tanto por aspectos de formação quanto de erosão hídrica, que os desgastou ao longo dos anos pelo uso sem cuidados conservacionistas adequados. Considerando-se que, nessas condições, a profundidade do sistema radicular das plantas de pessegueiro é muito superficial, com mais de 50% das raízes finas (responsáveis pela absorção de nutrientes) encontrando-se até 20cm de profundidade, algumas recomendações com relação ao sistema de plantio devem ser seguidas.
Resultados obtidos em experimentos com pessegueiros na Embrapa Clima Temperado indicam que há uma relação direta entre o vigor das plantas e a profundidade de solo que as raízes dispõem para explorar. Assim, em solos rasos (com até 20 cm de profundidade), deve-se adotar o plantio em camalhões largos e mais altos; para solos com profundidade entre 20 e 50 cm, recomenda-se o plantio das mudas também sobre camalhões, porém estes podem ser mais estreitos e menos altos que os anteriores. Camalhões largos e altos são construídos pelo revolvimento e acumulação de toda a parte superior do solo entre duas linhas vizinhas de plantas; os estreitos e mais baixos, pela passagem, uma ou duas vezes em cada sentido, de arados de três ou dois discos ou aivecas, respectivamente. Solos com mais de 50 cm de profundidade podem dispensar esta prática sob o ponto de vista de vigor das plantas, porém, ainda assim, é recomendável a construção de camalhões para o controle da erosão hídrica do solo. Se a permeabilidade (capacidade de infiltrar a água) destes for baixa, os camalhões ou terraços devem ser construídos com um gradiente de declividade, isto é, um “caimento” (de seis a oito centímetros a cada dez metros) em direção a uma das extremidades, para drenar o excedente de água das chuvas com velocidade que não cause erosão do solo.
Cuidados básicos, como esses, de baixo investimento em relação à lucratividade esperada, podem ser determinantes no sucesso do empreendimento.

Flávio Luiz Carpena Carvalho possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (1977) e mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985). Atualmente é Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Clima Temperado, Pelotas-RS. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo, atuando principalmente no seguinte tema: recuperação de áreas degradadas.
Contato: carvalho@cpact.embrapa.br


Reprodução autorizada desde que citado a autoria e a fonte

Dados para citação bibliográfica(ABNT):

CARVALHO, F.L.C. Plantio de frutíferas: sucesso ou fracasso começa na implantação do pomar. 2008. Artigo em Hypertexto. Disponível em: <http://www.infobibos.com/Artigos/2008_3/frutiferas/index.htm>. Acesso em: 8/6/2015

Vasos feitos com pneus auxiliam plantios em pequenos espaços. 4 pneus é suficiente para acomodar uma árvore!


--
Postado por alexandre e alana no Estágio no Sítio dos Herdeiros em 6/10/2015 08:30:00 AM