terça-feira, 26 de maio de 2015

Refrigerante Caseiro


Refrigerante Caseiro

Ingredientes:

10 litros de água de fonte natural

Suco de 12 limões médios

4 limões galego descascados, picados e sem semente

2 lg de açúcar

Modo de fazer

Colocar tudo em balde plástico e deixar descansar 2 dias, mexendo de vez em quando. Após, coar e engarrafar fechando bem. Depois de 4 dias está pronto para o consumo. Obs: se não quiser muito doce coloque só 1,6 de açúcar.

Receita de Solange Beatriz Rech – Galópolis.

Limonada Suiça

Ingredientes:

6 limões verdes cortados em cubo

2 garrafinhas de água com gás

2 latas de leite condensado

2 colheres de açúcar

Modo de fazer:

Colocar no liquidificador todos os ingredientes e bater bem

Servir gelado

Receita de Juceli Eronita Andreola – Santa Lúcia do Piaí.

 

Suco da Tere

Ingredientes;

30kg de uva

1 pedaço de gengibre

5 kg de açúcar branco

40 litrod de água

1 garrafa de cachaça

Modo de fazer:

Amasse a uva, coloque numa vasilha com água, o gengibre em pedaço e a garrafa de cachaça. Depois coloque o açúcar e mexa bem até derreter. Feche a vasilha com uma tampa por 48 horas, depois coe e guarde em litros plásticos.

Receita de Terezinha Liberaci Brito de Castilho – Linha São João  - Criuva.

Bibliografia de Caderno de receitas – Valorização da Mulher do meio Rural. Prefeitura Municipal de Caxias do Sul -RS

Plantas Medicinais


Plantas Medicinais

  1. Abacateiro (vide foto 01): As folhas e as frutas são ricas em proteínas e vitamina. É diurético, estomáquico, anti-sifilítico. Combate  o artritismo e a  gota, calmante de dores, elimina urina, cálculos renais e biliares, melhora os rins e a bexiga. É preferível usar o chá das folhas secas, porque as verdes são estimulantes e aumentam as palpitações cardíacas. O caroço ralado e preparado em álcool serve para fricções contra reumatismo e nevralgias, torrado , o pó (uma colher de chá) combate diarreia, gases intestinais e vermes. A massa do fruto ou o suco do carroço são  o do couro cabeludo, melhoram os e têm cicatrizante notável.
  2. Abacaxi (Vide foto 02): A fruta, a casca e mesmo as folhas são desobstruentes do fígado, favorecem a digestão, são depurativas do sangue e combatem a prisão de ventre. Além de refrigerantes em geral, seus xaropes são benéficos nas doenças respiratórias, nas bronquites e dor de garganta. É desaconselhável durante a gravidez e nas doenças cutâneas.
  3. Abiu (Pouteria caimito (Ruiz &Pav)  Radlk) Sapotaceae: O Abiu combate infecções das vias respiratórias. O fruto é consumido “in natura e usado em sorvete, doces e combate afecções pulmonares. O chá da casca combate a diarréia, disenteria e faz baixar a febre, O azeite das sementes tem ação anti-inflamatória na pele. A planta é emoliente, desinfetante, nutriente, combate a dor de ouvido (otite), sapinho na boca das crianças, e inflamações dos cílios (terçol).
  4. Aboboreira (Vide foto 03): As sementes ajudam a eliminar as lombrigas e a solitária (90g a 100g com açúcar ou leite). Toma-se em Jejum. O suco das folhas e das cascas cura inflamações do ouvido, dos rins, da bexiga, da próstata, do estômago, da erisipela e aplica-se em queimaduras. A abóbora e as flores são alimento, da casca se faz um fortificante especial. Chá do cabinho e das folhas, combate febres e favorece a urina. L
  5. Abricó (Mammea americana L) Gutiferae: Rica em “cumaina” em e “mameína), a árvore toda é altamente inseticida, parasiticida e repelente. O chá da casca e das sementes combate vermes, bicho-de-pé” (Linnaeus 1758), inflamações febre e  favorece a urina.
  6. Abrunheiro (Prunus spinosa L) Rosaceae: Folhas são adocidadas, frutos são ácidos) e amargos. Suas propriedades são Laxantes e adstringente. Com os frutos se fabricam licores. O chá das flores e frutos combate diabetes, obesidade, calores na menopausa e hidropsias. Contém ácido cianídrico que pode intoxicar.
  7. Abutilão (Vide foto 04) bênção-de-deus, lanterninha-chinesa: Esta malvácea tem as mesmas propriedades medicinais que as malvas, antiinflamatorias, febrífugas e cicatrizantes. As flores e os frutos colhidos ainda verde preparados com carne são um ótimo alimento.
  8. Abútua (Vide foto 566) Cipó) diurético, analgésico, antifebril, anti-hemorrágico (em espécie para hemorragias uterinas), inflamações dos testículos, problemas, menstruais, dores do pré e pós-natal. Doses fracas previnem riscos de aborto, doses  altas são abortivas. As abutuas (são várias espécies. Todas parecidas) tem a fama comum de combater asma, respiração difícil (é bronco-dilatadora), e ação comprovada contra dores, inflamações e febres.
  9. Abutua (Vide foto 05), jarrinha pap0-de-peru: Parecido com o cipó-mil-homens. Utilizda como tônica, febrífuga, diurética antiinflamatoria, aperiente na menstruação, contra dores, esclerose, nervosismo. Usa-se a raiz ou o cipó (20g para um litro  de água) em decocção.
     
    Bibliografia. PLANTAS MEDICINAIS. kÖRBES, Vanildo Cirilo, Irmão, Francisco Beltrão. Estudos, Orientação e Assistência Rural, 2002. 202p.
    Assesoar- Associação de Estudos. Orientação e Assistência Rural. Av. General-Osório 500- Telex (46) 3524-2488.  85604.240 Francisco Beltrão –PR.

As cinco fases da morte física


As cinco fases da morte

(do processamento da notícia sobre a própria morte

ou da morte de um próximo, ou de qualquer notícia trágica, por extensão)

 

Primeiro Estágio: negação e isolamento

A Negação e o Isolamento são mecanismos de defesas temporários do Ego contra a dor psíquica diante da morte. A intensidade e duração desses mecanismos de defesa dependem de como a própria pessoa que sofre e as outras pessoas ao seu redor são capazes de lidar com essa dor. Em geral, a Negação e o Isolamento não persistem por muito tempo.


Segundo Estágio: raiva

Por causa da Raiva, que surge devido à impossibilidade do Ego manter a Negação e o Isolamento, os relacionamentos se tornam problemáticos e todo o ambiente é hostilizado pela revolta de quem sabe que vai morrer. Junto com a raiva, também surgem sentimentos de revolta, inveja e ressentimento.

Nessa fase, a dor psíquica do enfrentamento da morte se manifesta por atitudes agressivas e de revolta: - Por que comigo? A revolta pode assumir proporções quase paranoides; “com tanta gente ruim para morrer porque eu, eu que sempre fiz o bem, sempre trabalhei e fui honesto?”...

Transformar a dor psíquica em agressão é, mais ou menos, o que acontece em crianças com depressão. É importante nesse estágio haver compreensão dos demais sobre a angústia transformada em raiva na pessoa que sente interrompidas suas atividades de vida pela doença ou pela morte.


Terceiro Estágio: barganha

Havendo deixado de lado a Negação e o Isolamento, “percebendo” que a raiva também não resolveu, a pessoa entra no terceiro estágio: a Barganha. A maioria dessas barganhas é feita com Deus e, normalmente, mantidas em segredo.

Como dificilmente a pessoa tem alguma coisa a oferecer a Deus, além de sua vida, e como este parece estar tomando-a, quer a pessoa queira ou não, as barganhas assumem mais as características de súplicas.

A pessoa implora que Deus aceite sua “oferta” em troca da vida, como por exemplo, sua promessa de uma vida dedicada à Igreja, aos pobres, à caridade... Na realidade, a barganha é uma tentativa de adiamento. Nessa fase o paciente se mantém sereno, reflexivo e dócil (não se pode barganhar com Deus ao mesmo tempo em que se hostiliza pessoas).


Quarto Estágio: depressão

A Depressão aparece quando o paciente toma consciência de sua debilidade física, quando já não consegue negar suas condições de doente, quando as perspectivas da morte são claramente sentidas. Evidentemente, trata-se de uma atitude evolutiva; negar não adiantou, agredir e se revoltar também não, fazer barganhas não resolveu. Surge então um sentimento de grande perda. É o sofrimento e a dor psíquica de quem percebe a realidade nua e crua, como ela é realmente, é a consciência plena de que nascemos e morremos sozinhos. Aqui a depressão assume um quadro clínico mais típico e característico; desânimo, desinteresse, apatia, tristeza, choro, etc.


Quinto Estágio: aceitação

Nesse estágio o paciente já não experimenta o desespero e nem nega sua realidade. Esse é um momento de repouso e serenidade antes da longa viagem.

Efeitos Medicinais da Linhaça


Efeitos Medicinais da Linhaça

 

Nos últimos tempos têm-se publicado grande quantidade de informações acerca dos efeitos da linhaça moída. Pesquisadores do Instituto Científico para o Estudo da Linhaça do Canadá e Estados Unidos enfocaram sua atenção em torno desta semente para a preservação e cura de numerosas doenças degenerativas.

 

CÂNCER: de mama, de próstata, de cólon, de pulmões, etc. A semente de linhaça contêm 27 componentes anti-cancerígenos.  A semente contém 100 vezes mais que os melhores grãos integrais. É um protetor contra a formação de tumores. Desaparecem, se já existem. No câncer recomenda-se combinar semente de linhaça com queijo cottage, baixo em calorias.

 

BAIXA DE PESO: a linhaça moída é excelente para baixar o colesterol de forma rápida. Ajuda a controlar a obesidade e a sensação de apetite, por conte grande quantidade de fibras dietéticas. Têm cinco vezes mais fibras que a aveia. Para baixar de peso, tome uma colherada à tarde.

 

SISTEMA DIGESTIVO: previne ou cura o câncer de cólon. Ideal para a gastrite ou constipação (intestinal), acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência. Previne divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminações. Contém grandes quantidades dos dois tipos de fibras dietéticas: as solúveis e as insolúveis.

 

SISTEMA NERVOSO: é um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e um sentimento de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhoram as funções mentais dos anciãos, melhoram os problemas de conduta (esquizofrenias). A linhaça é uma dose de energia no cérebro, porque contém nutrientes que produzem mias neuro-transmissores (reanimações naturais).

 

SISTEMA IMUNOLÓGICO: a linhaça alivia energias, é muito efetiva para o lupus. A semente de linhaça, por conter os azeites essenciais Ômega 3, 6 e 9 e um grande conteúdo de nutrientes que necessitamos constantemente, faz que nosso organismo adoeça menos, por oferecer grande resistência à enfermidades. Produz efeitos rejuvenescedores e diminui os efeitos do envelhecimento. É útil para o tratamento da anemia.

 

SISTEMA CARDIOVASCULAR: é ideal para acabar com a arterioesclerose, pois elimina o colesterol aderido nas artérias. Previne escleroses múltiplas, trombose coronária, alta pressão arterial, arritmia cardíaca, incrementa as plaquetas no sangue. Previne a formação de coágulos sanguíneos. É excelente para regular o um colesterol. O uso regular  da linhaça diminui o riso de padecer enfermidades cardiovasculares. Uma das características da linhaça é que contém uma substância chamada prostagladin, que regula a pressão do sangue e a função arterial e joga importante papel no metabolismo do cálcio e energia.

 

ENFERMIDADES INFLAMATÓRIAS: O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo o tipo. Refere-se a todas aquelas enfermidades terminadas em “ite”: gastrite, artrite, hepatite, amidalite, meningite, bursite, etc.

 

RETENÃO DE LÍQUIDOS: O consumo regular de linhaça ajuda os rins a eliminar a água e o sódio. A retenção de água acompanha sempre inflamações de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e enfermidades cardiovasculares.

 

SISTEMA SEXUAL: alguns médicos encontraram que o azeite contido na linhaça é afrodisíaco natural. A causa física comum da impotência e da frigidez física, se deve ao bloqueio da circulação sanguínea nas artérias pélvis. A solução é limpar as artérias em geral, o que se consegue com o consumo da linhaça. Corrige alguns casos de esterilidade e perigo de aborto. Recomenda-se o consumo da linhaça durante a gravidez para que esta seja menos problemática e o bebê nasça saudável. Diminui consideravelmente os “calorões” da menopausa.

 

CONDIÇÕES DA PELE E CABELOS:  com o consumo regular da semente de linhaça, você notará como sua pele se torna mais suave e aveludada, é útil para a pele sensível aos raios de sol. É ideal para os problemas de pele.tais como psoriase, enzimas, acnes e espinhas. Excelente para a calvície e para o tratamento da caspa.

 

DIABETE: o consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. É uma excelente notícia para os insulino-dependentes.

 

VITALIDADE FÍSICA: Um dos mais notáveis sinais de melhoramento devido ao consumo de linhaça é o crescimento progressivo na vitalidade e na energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular e os músculos se recuperam da fadiga do exercício.

 

MODO DE USAR:

 

  • Duas colheradas (de sopa) por dia, passadas no liquidificador, misturadas numa xícara de água morna ou copo de suco de frutas ou sobre a própria fruta ou yugurte.
  • Pode ser tomada por pessoas de todas as idades ( crianças, adolescentes, idosos), inclusive durante a gravidez.
     
    Fonte: Boletim Paz e Bem da Província São Francisco de Assis – Medellín – Colômbia
    Tradução: Irmã Rainéria Busato.

Conserva de Vagens (receita internet)

Ingredientes:



Para a calda:

- 1/2 litro de água

-1 colher (sopa) de sal

- 3 colheres (sopa) de açúcar

- 1/2 litro de vinagre branco

- Folhas de louro, pimenta em grão, dill, mostarda em grão

Preparação:



Étapa 1: Lave as vagens e corte as extremidades. Faça o branqueamento .



Étapa 2: Ferva a calda por 5 minutos. Encha os vidros previamente esterilizados com as vagens e cubra com a calda. Retire as bolhas de ar, limpe as bordas do vidro e tampe. Leve o vidro fechado para ferver, em banho-maria por 40 minutos.

Conserva de Beterraba (receita internet)

Ingredientes:



- beterrabas

- água

- azeite

- mostarda

- sal

- cebola

Preparação:



Étapa 1: Cozinhe 3 a 4 beterrabas por 15 a 20 minutos depois que apitar na pressão.



Étapa 2: Coloque meia xíc. vinagre, meia xíc. água, meia xíc. azeite, 1 colher (sopa) de mostarda ou 2 envelopinhos de mostarda, sal a gosto.



Étapa 3: Depois que ferve em panela comum, jogue 1 cebola cortada em rodelas, quando ficar transparente, jogue as beterrabas cortadas em rodelas e deixe uns 3 minutos.



Étapa 4: Espere esfriar e transfira para um vidro na geladeira.

Conserva de Vegetais - Vegana (receita internet)

Ingredientes:



- 2 e 1/2 xícaras de água

- 2 e 1/2 xícaras de vinagre

- 1/2 colher (sopa) de açúcar

- 1 colher (sopa) de sal

- 1 sachê de tempero Sazón amarelo

- 500 g de vegetais de sua preferência

Preparação:



Étapa 1: Em uma panela média, coloque a água, o vinagre, o açúcar, o sal e o Sazón, e leve ao fogo alto para aquecer.



Étapa 2: Ao abrir fervura, adicione os vegetais e deixe cozinhar por 6 minutos. Retire do fogo, espere esfriar e transfira para potes de vidros esterilizados.

Conserva de Mini Cebolas (receita internet)

Ingredientes:



- 25 mini cebolas descascadas

- 1 xícara chá de açúcar

- 5 cravos da índia

- 3 xícaras chá de vinagre de vinho branco

- Sal a gosto

Preparação:



Étapa 1: Coloque as mini cebolas em um recipiente, junte 2 colheres (sopa) de sal e 1 litro de água. Tampe o recipiente com um prato pressionando as mini cebolas e deixe descansar durante 24 horas.



Étapa 2: No dia seguinte, escorra a água e transfira as mini cebolas para uma panela, adicione 1 litro de água e leve ao fogo cozinhe por 25 minutos ou até as mini cebolas ficarem transparentes. Retire do fogo, escorra a água e reserve-as.



Étapa 3: Em outra panela misture o açúcar, sal a gosto, os cravos e 1/2 litro de água. Leve ao fogo e cozinhe até que a calda comece a amarelar. Adicione o vinagre e cozinhe mais 5 minutos. Acerte o sal e retire do fogo. Deixe esfriar por 20 minutos.



Étapa 4: Passe as cebolinhas para um vidro esterilizado despeje a calda e tampe.

Conserva de Ovos de Codorna (receita internet)

Ingredientes:



3 dúzias de ovos de codorna

1/2 litro de vinagre branco

2 colheres (chá) de sal

Algumas folhas de louro

1 colher (sobremesa) de grãos de mostarda

1/4 xícara de azeite de oliva

Preparação:



Cozinhe os ovos por 5 minutos

Ponha-os de molho em água fria por 10 minutos; descascar e reservar.

À parte, ferva o vinagre com sal e os grãos de mostarda.

Por os ovos em um vidro esterilizado, cobrir com o vinagre quente e juntar o azeite e as folhas de louro

Tampar o vidro e deixar curtir em lugar arejado por no mínimo 5 dias.



Informações adicionais



Dicas:

Evite que o vidro fique na claridade.

Será bem mais seguro que o vidro fique totalmente coberto com papel lâmina.

Conserva de Cenouras e Cebolas (receita internet)

Ingredientes:



- 10 cebolas pequenas descascadas

- 1 copo de água + 1/2 copo de vinagre branco

- 1 colher de café de sal

- 1/2 copo de água + 1/2 copo de vinagre



CENOURAS:

- 5 cenouras médias cortadas em tiras

- 1 copo de água + 1/2 copo de vinagre branco

- 1 colher de café de sal

- 1/2 copo de água + 1/2 copo de vinagre



Batata Calabresa em Conserva:

- 1 kg de batata bolinha

- água suficiente para pré cozinhar as batatas

- 20g de alho amassado

- 1 cebola média ralada ou batida no processador

- 4 folhas de louro

-4 g de pimenta calabresa

- 10 g de sal

- 125 ml de azeite

- 275 ml de vinagre branco

- 100 ml de vinagre de maçã

- 200 ml de água

Preparação:



Étapa 1:

Em uma panela coloque água e esterelize o vidro e a tampa. Em outra panela coloque 1 copo de água, 1/2 copo de vinagre branco e o sal e cozinhe as cebolas. O ponto do cozimento é quando vc enfiar uma faca e elas estiverem macias.



Étapa 2:

Escorra as cebolas e arrume-as no vidro. Ferva 1/2 copo de água, 1/2 copo de vinagre branco e coloque no vidro até cobrir todas as cebolas. Fecha o vidro e deixe descansar por 7 dias.



Étapa 3:

CENOURAS:

Em uma panela coloque água e esterelize o vidro e a tampa Em outra panela coloque 1 copo de água, 1/2 copo de vinagre branco e o sal e cozinhe as cenouras. Não deixe as cenouras ficarem muito mole, o ponto é ao dente.



Étapa 4:

Escorra as cenourass e arrume-as no vidro. Ferva 1/2 copo de água, 1/2 copo de vinagre branco e coloque no vidro até cobrir todas as cenouras. Fecha o vidro e deixe descansar por 7 dias



Étapa 5:

Batata Calabresa em Conserva:

Lave bem as batatas com casca e leve ao fogo com bastante água para dar um pré cozimento deixando-as al dente . Escorra e reserve. Em uma panela grande, coloque o alho + cebola + louro + pimenta calabresa + sal + azeite + vinagre branco + vinagre de maçã + água. Misture bem e leve ao fogo. Quando começar a levantar fervura, acrescente as batatas e misture bem.



Étapa 6:

Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe as batatas acabarem de cozinhar. Quando as batatas estiverem cozidas, apague o fogo e coloque-as ainda quente em vidros esterilizados cubrindo-as com o líquido ou espere esfriar e guarde em um pote na geladeira.

Conserva de Rabanetes (receita internet)

Ingredientes:



- 1 maço de rabanetes frescos e pequenos

- 250 ml de vinagre de vinho branco

- 200 ml de água

- sal a gosto

- alho, pimenta, cominho

Preparação:



Étapa 1:

Primeiro esterilize um vidro ao qual será colocado os rabanetes devidamente limpos.



Étapa 2:

Leve ao fogo numa vasilha o vinagre, água e o sal.



Étapa 3:

Deixe ferver por uns minutos, desligue o fogo e assim que estiver menos quente, coloque sobre os rabanetes que devem estar arrumados no vidro esterilizado, feche bem e deixe esfriar.



Étapa 4:

Pronto, dentro de dois dias poderá consumí-los.

Conserva de pepinos (receita internet)

Ingredientes:



- 1 Kg de pepinos tipo japonês

- 2 colheres de chá de sal

- 2 xícaras de chá de pimentão vermelho picado (não uso)

- 1 xícara de chá de suco de laranja

- 1/2 xícara de chá de água

- 2 xícaras de chá de vinagre de maçã

- 2 colheres de chá de mostarda em grãos

- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo

- 1 colher de chá de azeite (não uso)

- 2 cravos da índia

Preparação:



Étapa 1: Descasque ou não (optativo) os pepinos e corte em fatias bem finas. Misture com o sal e deixe repousar por 1 hora. Escorra bem.



Étapa 2: Leve ao fogo o vinagre, o suco de laranja, as sementes de mostarda, o açúcar, o cravo, o azeite e deixe ferver.



Étapa 3: Em seguida, adicione o pepino e o pimentão e deixe ferver por 10 minutos (eu deixo apenas uns 4 minutos).



Étapa 4: Retire os cravos, coloque em vidros esterilizados, tampe e pasteurize por 10 minutos.



Étapa 5: Assim preparado dura até 6 meses.

Arroz Carreteiro (receita internet)

Ingredientes

350 g de arroz

300 g de charque

1 cebola grande cortada em cubos

5 dentes de alho

4 colheres de sopa)de óleo

Pimenta a gosto

Modo de preparo

Primeiro corte o charque em cubos e ferva por aproximadamente quinze minutos.

Em seguida, escorra e lave-o com água fria.

Ponha todos os ingredientes, inclusive o arroz, em uma panela de ferro, acrescentando meio litro de água.

Leve novamente ao fogo por 15 minutos.

Caso você queira, adicione pimentão e tomate cortados e, no final, salpique com cheiro verde.

Plantação coletas de dados


Plantação

Francisco Júlio da Silva e  (Valter da comunidade Nossa Senhora das Graças)

Tudo que dá debaixo da terra, planta-se na lua minguante

Cortar madeira lua minguante, menos na 3º e 4º  não é bom porque tem a letra “r”.

Do mês de maio até agosto é bom para cortar, é bom para cortar, toda lua é boa.

Quando a lua se forma ( na cheia não é bom para plantar)

Na última lua de minguante é bom para plantar feijão preto.

Matar porco deve-se matar na lua minguante.

O que vale na carne é o sal. O pai do Francisco disse que certa vez comprou um saco de sal de 30kg para salgar a carne, essa ficava branca de sal.

Caçar nos quatro meses que não tem “r”, maio junho, Júlio e agosto.

Corta-se madeira nos meses que não tem “r”   (Gerônimo Rossi).

Plantar milho na lua nova – só se for terra fraca

Na lua nova não se planta  nada somente flor. Podar roseira na lua nova durante 2 anos depois os pé morrem.  Não se corta erva mate na lua nova o tronco morre.

Na terra boa deve-se ser na lua minguante

Na lua crescente planta-se de tudo, porque a lua é boa.

Feijão preto: planta-se na minguante de setembro, ou de outubro

Milho: planta-se também na minguante na lua escura na passagem  para a minguante.

Pipoca pode se plantar, qualquer lua fora da nova.

Cortar madeira: mês de maio , junho, julho e agosto, madeira dura mais, não possui água dentro.

Fruteiras planta-se no inverno. Ela não morre, pois a seiva não circula.

Lua escura é a perda da lua.

Lua clara, já tem lua.

Porco deve ser carnear na lua minguante. Na lua nova estraga todo o produto feito da carne de porco.

Galinha nunca por em choco no verão, cria piolho, é muito quente.

Colocar galinha em choco na minguante, então nasce os pintos na lua cheia, sempre com número de ovos ímpar, conforme o tamanho da galinha.

Sempre por os ovos galados  números impar de acordo com o tamanho da galinha.

 A banha era cozida e colocada junto a carne de porco no tempo que não tinha a geladeira, alguns lavavam bem as batatas doce e colocavam junto com a banha quente.

Não se deve plantar a batata doce na lua nova, elas caruncham todas.

Na lua escura no penúltimo dia da minguante, na lua perdia e o 1º dia da nova  cortar árvores neste dia é impróprio porque a árvore chora e não brota.

Cortar árvores no mês que não tem “r” na minguante (não caruncha e não cria cupim) Meses adequados é maio, junho, julho e agosto. Sempre na minguante.

Podar sinamomo na lua minguante de agosto cresce menos.

Madeira se corta na lua minguante, senão caruncha muito.  A serraria não corta quando tem “r” . Dias apropriados segunda-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado.

Para pescar a melhor lua é a quarto crescente.

Colher  os ovos na sexta-feira santa e come-los no domingo de páscoa em jejum evita que a pessoa fique mordido de cobra.

Cortar as unhas na sexta-feira santa não dá dor de dentes

Lavar os olhos no sábado santo às 10 hs da manhã,  Hora em que jesus ressuscitou não da dor dos olhos,

Marcela colhe-la na sexta-feira antes que nasce o sol, previne doenças do estomago

Não comer carne na sexta-feira santa, porque é vigília e abstinência de carne.

Feijão preto: planta-se na lua escura, quando não tem lua, antes de fazer a nova. Pode ser na minguante nos últimos dias.

Milho: planta-se não pode plantar quando faz a lua cheia, para a cheia antes da lua cheia. A Pipoca deve ser plantada no dia seguinte para não castiçar (misturar).

Milho planta-se na lua minguante,  dois a três dias depois que a lua se faz, pois se plantar crescente  caruncha tudo, e se plantar na lua nova da o carvão  no pendão e espiga.

Plantar milho ou pipoca no sábado e domingo não caruncha.

Mandioca se plantares na lua nova fica amarga, dá nova até a crescente não dá para plantar.

Repolho não pode plantar na lua crescente, porque não da cabeça, só cresce e não bota a flor.

O que da embaixo da terra pode-se plantar na minguante.

Batata e mandioca: planta-se sempre na lua minguante. Se plantares na lua nova caruncha tudo.

Mudar cebola na minguante de julho na faz a flor.

Corte de madeira: sempre nos meses de maio, junho e julho e agosto, mês que não tem “r” , a madeira dura mais.

Erva mate, para desgalhar só no mês de agosto ou setembro. Os galhos protegem a planta e se dá uma geada mata o tronco. Se pegar geada encima do corte a árvore morre.

Mandioca se planta na lua minguante de no final de agosto e inicio  de setembro.

A poda das  pareiras devem acontecer na lua minguante de agosto.

Matar porco para consumo de carne em casa deve ser na lua minguante, para a carne e banha não estragar.

Castração de cavalo na lua minguante de janeiro, o pelo do animal fica mais lustro

Melancia planta-se na minguante de setembro.

Abobora planta-se na minguante de setembro.

Fruteiras planta-se nos meses de junho, julho e agosto. Planta-se nos meses de inverno, de maio , até agosto. 

A raiz nua é arrancar do saquinho e mudar. Planta-se na lua crescente ou na cheia.

Na lua nova chega até aflouxar os dentes da pessoa disse um Senhor de idade Luiz Piovesan.

A lua em pé marinheiro sentado

 

Produção de animal:

Lua nova mais para a produção de fêmea, antes do meio dia. Na parte da tarde é mais para macho.

Se pegar a cria na lua nova da fêmea. Se  pegar cria na lua minguante é macho.

Se a barriga da vaca estiver na direita, e macho, se estiver na esquerda é fêmea.

Para descobrir se é homem ou mulher, deve soletrar as primeiras  letras do casal. Francisco e Maria, por isso que se for consoante é macho e se por vogal é menina.

Tabela das fases da lua

Na lua nova nasce mais terneiro macho .

Nas demais luas é mais favorável nascer femeas.

Atendendo seu pedido final a tabela que os almanaques antigos publicavam sobre o que plantar em cada fase da lua é a seguinte:

               Lua Crescente – plantas de folhas, como a alface;

               Lua Cheia – plantas de cabeça, como a cebola;

               Lua Minguante – plantas de raízes, como o aipim;

               Lua Nova – todas as plantas de flores

 

Milho : planta-se na lua minguante. Se planta na crescente da lua bicha muito . Depois que se faz a lua no segundo dia.

Na lua nova da carvão no pendão e na espiga.

Mandioca lua nova fica amarga da nova até a crescente não da para plantar.

Bata se doce se planta na lua nova caruncha.  Lua cheia caseira cheia.

Cortar árvore nos sábado e domingo, qualquer lua não bicha.

Plantar  milho ou pipoca no sábado e domingo não bicha.

Mudar cebola na minguante de julho não faz a flor.

Poda da parreira é na minguante de agosto.

Põe a galinha a chocar no domingo nas também no domingo. Sempre coloque os impar 7 ovos 9, 11, 13 do tamanho da galinha. Se coloca na minguante os pintos nascem na cheia mais fortes.  Coloque em forma de cruz.

Lauro zanatta

 

Influência da lua na Agricultura

                     Emater –rs   Ascar

Sabia que além do sol existe astro que  exerce a influência sobre o planeta terra?

Esse planeta é a lua. Ela recebe a luz do sol e reflete sobre a terá emitindo energia, força de gravidade, a qual atua sobre as plantas animais, água e terra.

Fase da lua

A lua passa por quatro fases; ,minguante, mova ,crescente e cheia. Cada fase dura sete dias.

Lua minguante

Nesta fase é pouca a influência da lua sobre a terra. É provável esta força seja insignificante. A energia ou força contida tende a descer. Daí pensam no que os mãos velhos dizem “nesta fase da lua as coisas crescem na terra para fora minguam, e as coisas que crescem de fora para dentro vigora “raízes”)”

Na pratica observando  o comportamento das hortaliças, concluiu-se  que nessa faze plantando-se raízes; rabanete , beterraba, cenoura, inhame, batata, cebola de cabeça (bulbos) e outras. Isto porque a planta ao germinar , primeira força o enraizamento, demora mais a nascer, retarda um pouco o crescimento, porte menor, raízes mais desenvolvidas. Quando à seiva, a planta absorve menos quantidade de seiva no caule, nas folhas e nos ramos. Fase boa para tirar bambus, madeiras para construção e cabos para ferramentas, etc,

Obs: A durabilidade é maior, mais ao ataque de pragas. Bom para fazer desbrota (porque a planta está menos concentrada de seiva, cicatriza mais rápido os ferimentos e dificulta a penetração de parasitas). Faz-se a poda caso queira retardar a brotação  (lembrando que podas repetitivas nessa fase da lua podem levar a  planta ao enfraquecimento, e até mesmo interromper o seu ciclo de vida).  O que acontece se plantamos raízes na lua forte? No caso das hortaliças, a planta vegeta muito chegando algumas a não produzirem raízes.

Obs: Em todos as fazes sempre é bom você  pegar o auge da lua (dois ou três dias após ter começado a fase);com exceção da minguante, que você poderá pegar a partir do quinto dia da cheia, isto porque   está minguando, mas não descantando a possibilidade dela exercer pequena influência sobre a planta.

A batata – doce e a mandioca têm duas opções para plantio:

1 Plantar na minguante as ramas da batata ou a maniva da mandioca no mesmo dia que forem colhidas.

2 – Colher a rama ou as manivas dois ou um dia antes da nova, deixar murchar a sombra e  plantar a partir do segundo dia da nova. Quando colocamos as ramas ou as manivas para murchar, elas perdem reservas (seivas) e ao plantar na lua nova elas tendem a forçar tanto o broto quanto a raiz  (lei de sobrevivência).

Lua Nova

Nesta fase, ela começa exercer influência sobre a Terra, a seiva (sangue da planta) manifesta-se em maior quantidade no caule, em direção aos ramos. Nesta fase, planta-se mais couve- comum, almeirão, cebolinha, espinafre, planta-se plantas medicinais e outras.

Obs; Planta-se mais para o aproveitamento de folhas; exceto as verduras folhosas que aglomeram as folhas (o mesmo que formar cabeça) repolho, chicória, alface, couve-chinesa e outras.

Bom também para o plantio de árvores cujo objetivo e produção de madeira.

Lua crescente

Fase em que a lua exerce influência muito boa sobre as plantas, nessa fase a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas.

Fase boa para plantar tomate, pimentão, jiló, quiabo, berinjela, feijão –vagem, pepino. Bom para se fazer enxerto, poda (para brotação-rápida).

Obs: O tomate plantado nessa faze lunar produz mais, as pencas ficam mais próximas, com mais frutos, já na minguante, produz pouco, na lua nova, alonga-se a haste e as pencas com maior possibilidade de ataque das pragas.

Lua Cheia

Fase em que a influência sobre a terra chega ao ponto máximo, mas só nos primeiros dias, depois porque depois de sofre o efeito da minguante. No início desta fase planta-se: repolho, couve-flor, alface e outras. Além das hortaliças esta fase é ótima para o plantio de flores. É importante frisar que nesta fase a seiva se concentra na copa das planta (ramos e folhas).

 

Você sabia

Para seguir a fase lunar deve partir desde o semeio ou plantio porque são os primeiros dias de vida da planta que a lua exerce maior influência.

Para colher frutos, a melhor fase é a lua cheia. Os frutos estão mais suculentos devido a maior quantidade de seiva encontrada nos frutos. Já para as raízes a vagens, na minguante pois,,, a planta encontra-se com menos seiva facilitando o cozimento, segundo afirma a  engenheira agrônoma e pesquisador  Ana Primavesi – Edicão Guia Rural – Abril.

Para colher milho, arroz, abóbora e outros armazenamentos, são melhor n plantam feijão na minguante porque resistem mais ao ataque do caruncho, gorgulho etc.

Melhor fase para plantar banana: na nova e crescente. Na minguante, leva muito empo para produzir e produz cachos pequenos.

Alguns agricultores plantam feijão, milho, ou mesmo frutíferas na minguante para eitar ataque de brocas, lagartas etc. Muitos usam métodos mesmo sabendo de uma possível queda de produção.

Se fizermos semeio de uma determinada cultura em uma fase lunar, o plantio deverá obedecer a mesma fase. Caso contrário, sofrerá influencia das duas fases. Tendo a fase inicial como dominante.

O plantio por estaca deve ser efetuado na lua nova cujo objeto e a produção de caule e folhas, já  para produção de frutas, o mais indicado é na lua crescente. Seguindo os mesmos “os insetos se manifestam mais na lua forte”.

 

 

Receita Milagrosa


 
Receita Milagrosa
Para 47 Doenças
 Encontrada na casa do Chesini (Vicente.Dutra -RS)
5 cebolas roxas
3 cabeças de alho
½ de mel
 
Modo de fazer: Bater no liqüidificador, e misturar com ½ quilo de mel.
Tomar 1 colher de chá 3 vezes ao dia nas refeições.
Tomar durante 15 dias.
 
Pomada Milagrosa
1 kg de banha de porco
5 folhas de comfrei
1 punhado de sabugueiro
1 punhado de bálsamo
5 folhas de beladona
1 punhado de alcanfor ou cânfora
½ de palma de figo da índia, ralada
Modo de fazer: Cozinhar até as folhas ficarem bem torradas com uma colher de pau. Acrescentar  100 gramas de cera. Coar e bater, até ficar frio. A pomada se usa para tumores, abcessos, rachaduras nos pés, erisipela, flebite, ulceras varicosas, sarna, lepra, lúpus, cobreiro, unhas encravadas, queimaduras e para todo tipo de problema de pela.
Bibliografia: A farmácia da Natureza. Irmã Maria Zatta. Ed Irmâs Paulinas. SP. 1996

Feijão troperio


Feijão Tropeiro 

            Nilton Haas Maisson

Fava,

Bacon

Carne de porco

Calabresa

Carne de gado e peito de frango

3 cebolas

Alho

Ovos

Queijo

Tempero verde

Modo de fazer:

Cozinhe a fava em separado. Frite o bacon com alho e após junte as outras carnes. Coloque sal e tempero a gosto. Coloque  a fava, até engrossar o molho com a farinha de mandioca. ½ dúzia de ovos cozidos, e 100 g de queijo ralado, e tempero verde. Picar em tigela separada o ovo, tempero verde e o queijo. Misturar o queijo, ovo, tempero verde na hora de servir. Pegar duas colheres de pau e misturar debaixo para cima.

Feijão Tropeiro  ab

            Nilton Haas Maisson

Fava,

Bacon

Carne de porco

Calabresa

Carne de gado e peito de frango

3 cebolas

Alho

Ovos

Queijo

Tempero verde

Modo de fazer:

Cozinhe a fava em separado. Frite o bacon com alho e após junte as outras carnes. Coloque sal e tempero a gosto. Coloque  a fava, até engrossar o molho com a farinha de mandioca. ½ dúzia de ovos cozidos, e 100 g de queijo ralado, e tempero verde. Picar em tigela separada o ovo, tempero verde e o queijo. Misturar o queijo, ovo, tempero verde na hora de servir. Pegar duas colheres de pau e misturar debaixo para cima.

Coleta de pensamentos.poesias, advinhações, cantos etc...


A poesia ficou enaltecida

Com poetas deste quilate

A letra estão maravilhosa

Com a contribuição de vossa parte.

 

Rodolfo Valentino

Morreu de dor de dente

Comendo rapadura

Sentado na patente.

 

No baile do sarapico

É um baile muito engraçado

Dança pobre e dança rico

Dança patrão, dança empregado.

 

No baile do comadó

Cambada de urubu

Vai tudo pelas conchina

Coloca esse baile fim.

 

Passa, passa passará

Quem de trás ficará

A porteira está aberta

Para quem quiser passar.

 

São João da calça branca

Quantos pães tem no forno

25 e um queimado

Quem foi que queimou

Foi o bico do latão

Arrafunga judeu, arrafunga judeu.

 

Meu chapéu tem três pontas

Três pontas tem meu chapéu

Se não tiver 3 pontas

Não é o meu chapéu.

 

Abril mapril

Mês que há de vir

Maio mamaio

Mês que descaio

Junho unho

Mês que ...

 

Levanta Maria que é dia

8 horas e o sol já raiou

Passarinho já fez o seu ninho

Na varanda do meu bangalô.

 

Meio-dia

Panela no fogo

Barriga vazia

Macaco torrado que vem da Bahia

Fazendo micagem para dona Maria.

 

Eu tenho um chapéu de palha

Que custou 1500

Quando boto na cabeça

Só me falta o casamento.

 

Coco pelalo

Caiu no melado

Quebrou uma perna

E ficou aleizado

Une dune té

Salamin mingue

Sorvete colore

O escolhido foi você.

 

Quando era pequenino

Não sabia fazer nada

Só, ia na cozinha

Roubar marmelada.

 

Sou pequeno de tamanho

E grande de sentimento

Aceita meus senhores

O meu cumprimento.

 

Batatinha quando nasce

Põe a rama pelo chão

O nêne quando dorme

Põe a mão no coração.

 

São joão trolo-ló trolo-ló

Quando toca gaita bate nela

Todos anjos aqui na terra

Tocam gaita trala-lá, gaita raita ta-la raita.

 

Saracura do Banhado

Pica pau do Mato grosso

A mulher do João pitanga

Tem catinga no pescoço.

 

Nana nêne

Nêne não quer durmir

Papai foi na roça

Mamãe logo vem.

 

Ciranda cirandinha

Vamos logo cirandar

O anel que tu me deste

Era vidro e se quebrou

O amor que tu me tinha

Era pouco e se acabou.

 

Uma velha muito velha

Fez xixi na canequinha

Foi contar para sua vizinha

Que era caldo de galinha.

 

Nabuco foi no mato

Caçar com a funda

Encontrou um macaco

Com o dedo na boca.  (nota cada um coloca o dedo onde quer)

 

Macaco está no mato

Está com medo de sair

Mete espora na taquara

Vai bater em taquari.

 

Vou deixar um risco branco

Quando deixar esse lugar

E pensava que nunca mais

As voltaria nesse local.

 

Terra de nanaia

Os olhos que te verão hoje

Amanhã com certeza

Não, os verão mais.

 

Meu cavalo zaino

Ele correu 15 carreira

Todas 15 ele ganhou

Oi que cavalo bom.

 

Meu boi barroso

Meu boi pitanga

O teu lugar é

Lá na canga.

 

Moreninha linda

Do meu bem querer...

 

Olha o dourado

Que bateu no espinhel...

 

Quando olhei a terra ardente

Nem um pé de plantação

Então eu disse meu deus do céu

Que tamanha judiação...

 

Fui no mato cortar lenha

E cortei o dedo do pé

Amarrei com fita verde

Cabelinho de Zezé.

 

Lá de trás daquele morro

Tem um pé de bananeira

Meu pai morreu de fome

Minha mãe de dor de barriga.

 

Adeus terra fumenta

Nunca mais verei tu

Criei ferrugem nos dentes

 Enfiei-me  no buraco do tatu.

 

Havia uma barata

Na careca do vovô

Assim que ela me viu

Bateu asas e voou.

 

Povo Novo das abobora

Arraial das melancias

Melão de barro vermelho

Batatas das alegrias.

 

Burros vão a Coimbra

Cavalos vem

Coimbra não pode dar

Sabedoria para quem não tem.

 

De onde vens?

Venho da Angola

Vou para o bar Nicola

Se você não puxar a pistola.

 

 

Era  uma casa muito engraçada

Não tinha teto não tinha nada

Ninguém podia entrar nela não

Por que a casa não tinha chão.

 

Vou me embora prenda minha

Tenho muito que  fazer

Tenho que ir para o rodeio

No campo do bem querer.

 

Ciranda  cirandinha

Vamos todos cirandar

Vamos dar a meia volta

Meia volta vamos dar.

 

O anel que tu me deste

Era vidro e se quebrou

O anel que tu  me tinha

Era pouco e se acabou.

 

Atirei um pau no gato totó

Mas o gato totó não morreu

Dona chica ca ca admirou-se se

Do berro do berro, do berro  

que o gato deu. Miau

 

A carrocinha pegou

3 porquinho de uma vez

Tra-la-lá que a gente é essa

Tra-la-lá que gente há.

 

Meu amigo Joaquim bento

Você canta e não entoa

Se o contador fosse atento

De você em ganho a toa

 

Obrigado, obrigado

Quando mato o porco

Mando o rabo

Quando asso

Mande um pedaço

 

Vaca amarela

Cagou na panela

Três mexeu

E quatro lambeu

O primeiro que falar

Come toda a bosta dela.

 

Tem mais Deus para dar

Que o diabo para tirar

 

Coisa roubada

Volta para a estrada

 

Amigos poucos

Mas sinceros

 

Quem o alheiro veste

Na rua o despe.

Quem perde as cosias

Com o tempo perde tudo.

 

Mandei fazer um laço

De couro de jacaré

Prá laçar o boi barroso

E o cavalo pangaré

 

 

Sereno eu caio, caio

Sereno deixai cair

Sereno da madrugada

Não deixou meu bem dormir.

 

A camélia caiu do galho

Ficou tão triste

E depois morreu

Vem jardineira

Vem meu amor

Não fiques triste

Porque este mundo é todo teu

Tu é muito mais bonita

Que a camélia que morreu.

 

Mamãe eu quero

Mamãe eu quero

Mamãe eu quero mama

Da a chupeta dá a chupeta

Da a chupeta parar de chorar.

 

Cravo de jó

Jogaram cachambá

Tira e bota

Deixa o zé Pereira

que se vá

guerreiro com guerreiro

fazem, zigue, zigue, zá.

 

Um dois, feijão com arroz

Três quatro feijão no prato

Cinco seis fim do mês

Sete oito pão com biscoito

Nove e dez levante os pés.

 

A vechia cigola

Ghe perso ei denti

Con su istrumenti

La sona piu

 

Basa banqui

Esgrifa santi.

 

Rosso la cera

Bon tempo se spera.

 

Luma nova setembrina

Siete luna si induvina.

 

Oracin de la natina

Maria pechinina

Leva sul a matina

Primo fare e primo dire

Su la pietra de laqua santa

Banhar-e ben el viso

Para ndar nel paradiso.

 

Oracion de la note

Vago in leto

Com me angel perfecto

Só ndare e no so de levare

Ter gracie li voglio domandare

Confissione, comunione e olio santi.

 

 

Como potens galinarum conoscei

Pelos dentes

Galinarum no tienem dientes

Mas eu tenho.

 

Chi va drio ai altri no passa mai avanti.

Quando l’acqua toca el col se impara a noarse.

 

Manga questa ministra

Ou salta pela finestra.

 

A cachaça é primeira prima

O vinho é quem o primeiro irmão

Quem toma muita cachaça

Caí estendido no chão.

 

Cisco no olho

Repetir 3 vezes

Santa Lúcia passou com seu cavalinho

Comendo capim.

Virar a cabeça e guspir 3 vezes para trás.

 

Íngua na verilha

Amarrar a linha 16 preta no dedão do pé.

1 volta e dar 3 nós.

Pode colocar um saquinho de sal.

 

Íngua debaixo do braço

Amarrar linha 16 no dedão da mão.

 

Inguá

Estrelinha minha estrelina

Disse que seque ela

E vivas tu (repete 3 vezes.

 

Pulso aberto

Casca de imbira só a parte branca 3 a 4 dias fica bom.

 

Tá pior que a bandeira do Divino,

de casa em casa.

 

Oi meu Rio Grande

Caiu  as calças

E fiquei só de Calção

Oi mio rio Grande

Casca le brague

Resta sol con le budande

 

Roseira branca

Cheia de flor

Botão de rosa

Do meu amor.

 

Torce retorce

Procuro mas não vejo

Não sei se era pulga

Ou se era percevejo.

 

Rosa Maria

De noite e de dia

O galo cantava

E a casa caía.

 

Mané romã

Tem três filhas pra casar

É mentira tem só uma

Essa, mesmo eu vou roubar.

 

Sou lá de fora

Sou laçador

Não pude laçar até agora

O meu amor

 

Cabelo loiro

Vai lá em casa pratear

Vai, vai cabelo loiro

Vai acabar de me matar

 

Uma  linda mariana

 Moça lá de fora

Um dia estranheis os carinhos delas

Eu disse adeus mariana que já vou embora.

 

Moça bonita

Vestida de chita

Saía rasgada

Calça remendada.

 

Terezinha de Jesus

Foi  a queda foi ao chão

Acodia 3 cavaleiros

Todos três de chapéu na mão

O primeiro foi seu pai

O segundo seu irmão

O terceiro foi aquele

Que a Tereza deu a mão.

 

Lauro louro

Bota a faca

E tira o couro

 

Inchada morreu minha avó

Dr machado atendeu

E Ela foice...

 

Bom e barato

E na volpato

 

Vá e venha

Pela penha...

 

Casamento é uma loteria

Se, dá errado é uma porcaria.

 

É melhor andar de gavião

Com os dois pés no chão.

 

Oremos, oremos

Para beber nós temos.

 

Chumbo de rebusca

Não mata mas assusta

 

Nato nato

Fa mal le cutate

 

Casa germinada

É uma casa grudada na outra.

 

Quando trona na culandra

Tompesta ou merda.

 

Trabalho de domingo

Entra pela porta e saí

Pela janela.

 

Vitor Frank

A minha mente é valente, forte e dedicada por isso elimina...

 

Ter, poder, e prazer.

Coisas que o homem gosta.

Pressão alta é sistólica

Pressão baixa diastólica.

 

12 kg de uva

Para fazer 5 litros de vinho.

 

Ditos populares

Tre mui e una cavala (três burros e um cavalo)

Aromai semo del gato ( A pessoa sem força)

Persona vechia,malatia nuova.  Pessoa velha, doença nova).

Para acordar na hora marcada de  (madruga)

Santa Ana e Santa Bebiana

Uma me acorda

E a outra me chama.

 

Dia 2 de dezembro dia de santa Bebiana

Se não chover neste dia é sinal de 40 dias de seca e mais uma semana.

Dia 29 é dia setembro dia de São Miguel, se não chover neste dia é sinal de seca.

 

Esparagna que la gata la magna

Quem popa o gato come.

 

No tempo do mireis, passava a bandeira e diziam.

Olha meus filho

A bandeira vem dizendo assim:

Pouco dão, pouco dão

Tustão, tustão

 

Costura teu pano

Que dura mais um ano

Volta costurar

Que volta a durar.

 

Dinheiro achado

Não é roubado

Quem perdeu

É ralachado

 

Lua nova de são Clemente Onipotente

Faze  essa semente crescer

Com cresce na crescente.

 

Chuva na terra

Serração na serra.

Ser Cristão é fortalecer a boa semente.

O Sol brilha para todos. Mas a sombra aparece para quem merece.

Pedir a Jesus que entre no teu coração

Depois agradecer por ter entrado.

Olha que não vai.

Boca ti, boca mi   (Quando as criancinhas não queriam comer, as mães diziam.)

Boca cam.  am.

 

Botozela 500 a 1000, 1500, 2000 litro

Bordalesa 200 litros

Barril 100litros

Oitavo 50litro

Decimo 40litro

Corote 10litros 5litros 1litro.

Simpatia para curar a dor das costas e outras dores

Dar 3 nós para um lado, e 3 para outro. Começar de um ponto e daí um pouco para o lado, e dar 3 para o outro.

 

Simpatia para espantar os insetos

Fazer o sinal da cruz nos três cantos da propriedade ou da casa

Deixar um livre, fazendo ajoelhado para espantar os insetos.

 

Chuchu porongo

Quando é verde é chuchu, quando amadurece vira porongo.

 

Matar o cupim

10 litros de disell

1 de querosene

Limpar bem e passar bem, nunca mais volta o cupim

Para o fígado

Tomar chá de salvia

Laranja e buscopan liquido.

 

Olho vivo, faro fino.

Mais apressado que cavalo de carreira

Mordida de porco e cachorro: Colocar encima mamica de cadela por 3 ou 5 minutos e depois ir trocando a casca.

Alho poró é bom para tirar a berruga, passar 3 vezes ao dia.

Para ir aos pés, comer 10 folhas de alface todos os dias.

Arco-ires e sinal de pouca chuva.

Não lavar a faca com água quente, pois ela tira o fio.

Para queimadura, açúcar mascavo e água normal.

 

Jorno dei santi ten para tuti quanti.  (dia dos santos tem para todos)

Jorno dei morti gná fina ei porqui.      (dias dos mortos dá até para os porcos)

Plantar no dia de todos os Santos, tem para todos quantos

Dia de finados tem até para os porcos.

 

Val pi un assino vivo che un doctor morto.

Versinhos

Boi carambola

Pulou a cerca

Perdeu as bolas

 

Piova si

Granole no (chuva sim, chuva de pedra não)

 

Tanta carga

Poca forza  (muita carga e pouca força)  Maria fumaça.

 

Ou vai ou

arrebenta a tampa

da caixa.

 

 

No lambe lambe do lusco fusco a vida ocorre.

 

Diferença da mulher e do machado

O machado precisa muitos talhos para derrubar um pau

A mulher só com um talho derruba muitos paus.

Café é pão até no inferno dão

Café sem açúcar até louco toma

Carão é levar o forarota

Calavera é logrador

Rotativa é carne cozida

A mão é carne assada

Chuva de verão é sorte de que tem.

Piova de estar benedeto che la gha.

Mais extraviado que filho de perdiz.

 

Caval di culate storta no scoreza

Cavalo de bunda torta não peida.

 

Pluviômetro capta agua da chuva, um milímetro corresponde a 1 litro.

 

El sole se leva par tuti.

Impara l’ arte e métela da parte.

Val pi la pratica, che la gramatica.

Chi va pian va lontan; chi va forte va ‘la morte.

Soldi e bote no torna pí indrio.

De aria no se vive.

Chi va a l’ osto el perde el posto

Saco vodo no sta in pié.

O magna sta ministra o salta sta finestra.

Beati i ultimi se i primi ga creanza.

 

 

Quando sair de casa

Em Nome de nosso Senhor Jesus

 Entrego-te essa casa em tuas mãos

 

Ai ai

Polenta e formai

Radichi sem sai

 

Moça na porta

E que nem

Cabrita na horta

 

Olho birilho

É o olho do caolho.

 

Inquieto e irrequieto o cão

Viu o gato e ficou desinquieto

No revesgueio da vida

Que as coisas acontecem

 

Mariazina inha inha

Do bole bole

Perninha lisa

Bochecha mole

 

No lusco fusco

do lambe lambe

Do leco leco

Tudo certo

 

Algo impossível

De cabo de esquadro

Que não leva nada

A lugar nehum.

 

A carochinha

Estórias pequeninas

Que as vovós  contam

Pra manter atenção

 

Ari pistola

E o que dizem

Algo que aponta

Sempre prá mim.

 

Se foi a gata com a cinta.

Agora tudo se foi.

 

Dinheiro achado

Não é roubado

Quem perdeu

É ralachado.

 

Quem sabe sabe, e quem não sabe se sacode.

 

Simpatia para tirar o cisco do olho.

Santa Lúcia passou com seu cavalinho comedo capim.  Vire a cabeça e guspa 3 vezes para traz.

 

Benzedura de Sol

Nossa Senhora quando no mundo andou, muito sol na cabeça dela entrou. Com que tiraria, com um pano lavado e um copo de água fria. Em nome de Deus e da Virgem Maria. Deve fazer durante 3 dias . Fazer quando tem sol.

 

Tirar o Sol da cabeça

Colocar agua quente numa garrafa, e amarrar um pano na ponta, para não vazar então começa a tirar o Sol. Quando a água não ferve mais então está bom. No poente joga a água e desce o sol. Jesus, faça que a água leve embora a doença. E quando jogar a água faça o sinal da cruz.

 

Semente

Para quebrar a dormência um dia no congelador e ½ dia fora. E após pode plantar.

A motuca tira o boi do mato.

O boi lerdo toma água suja.

Cabra manca não tem cesta.

 

Formaio no ghe taio

Puina poquetina

Escolo fin el colo

De mortis nisi bona: Dos mortos não se fala, outra coisa a não ser algo bom.

Se chover no dia 1 do ano não faz seca no ano.

 

Céu pedrento

Chuva ou vento

 

Nublen a pecorelle

Piove a cantarelle

 

Oração de São Bento

Para que não roubem o carro, pessoas que não sejam atadas pelos bandidos, coloque um bilhete dentro do carro que proteja o carro a casa, as pessoas por fora e por dentro.

 

Santa Barbara e São Simão

Livrai-nos do raio e do trovão.

 

Del fulmine dela tompesta   (do raio e da tormenta)

Critério para definir quando caí a Pascoa:

O Domingo da Páscoa (acontece no primeiro domingo da primeira lua cheia de outono) é como se fosse o prolongamento da vigília pascal do sábado à noite.

 

Livrai-nos dominun.                (livrai-nos Senhor)

Le meglio un sonoro vivo che un doctore morto,

Nuvem de pão, não chove hoje chove amanhã.

Casca de urtigão é bom para a picada de insetos.

 

De matina colacion.    De manhã café.

De mesdi disnar.        Meio dia almoço

De cera maradim.      De tarde merenda

De note cena.              Á noite jantar.

 

Mama mi go fame          

Magna corame

Corame sá

Magna bacalá

Bacalá  l’e secco

Nagna el beco

El beco surua...

 

Piova de sta

Benedeto chi lá gha

Chuvas de verão,

Agradecidos os que a tem.

 

Me pare e me mare me manda segare

La false  no taia

La piera nom guccia

Me incuccio anca mi

 

Homo: húmus

Fama: fumus

Fenis: cinis

 

Vita de miquelaço

Magner  i bevere

I ndar i spaço

 

Milho verde

Moranga assada

E a comida

Da gurizada.

 

Onde há milho

Há gorgulho

Onde há gurizada

Há barulho.

 

São benedito

Saão benedito

Não come nem bebe

Está sempre gordito.

 

Mostrar dinheiro

Deus te salve  lua nova

Deus te lua crescente

Peço quando voltares

Me dê bastante

 Dessa semente. (Que é o dinheiro)

Maio é uma aventura

Mal amanhece

Já é noite escura

 

Se é de cam caimi

Se é de bu buchexa

No samba das tiriricas

Pimenta, pipoca pitanga e pita.

Vou ensinar a letra

Vou ensinar a letra

Vou ensinar a letra

Vou perguntar a letra.

 

História da Falecida Adele Corbellini ensinou para o filho Arnaldo Corbellini

Quem pegou o toucinho aqui na mesa?

Foi o gato.

Onde está o gato?

Está no mato.

Onde está o mato?

O fogo queimou.

Onde está o Fogo?

A água apagou.

Onde está a água?

O boi bebeu.

Onde está o boi?

Está moendo o trigo?

Cadê o trigo?

A galinha comeu?

Onde está a Galinha?

Está pondo ovo.

Cadê o ovo?

O frade comeu.

Onde está o frade?

Está rezando missa.

Onde está a missa?

A missa acabou no nariz do teu avô.

 

“É um dia, quando souberes

Que este gaúcho morreu,

Nalgum livro serás eu

E nesse novo viver

Eu somente quero ser

A mais apagada imagem

Deste rio grande selvagem

Que até morto hei de querer”

Jaime Caetano Braun

 

Vino vinarello

Te sei fiol da la ganba storta

Te fei palar la gente per forza

Tei darei una bruta condena.

Rento pelo boca

E fora pela cana.

 

Chi sito ti?

Quem é você?

 

 

Signa recomendo

Eldio la madona

Me jutarei

Rezar ave –maria

 

Chaga aberta Senhor

Jesus Cristo

Coração ferido

Caminhai-me, livrai-me de todos

Os perigos amém.

Reza um pai –nosso.

 

Rento pela boca

E fora pela cana.

 

Bone feste

Bone minestre

Boas festa. Boas Comidas.

 

Nuble a pecorelle   (nuvem de lã de ovelha)

Piove a cantarelle   (chuva torrencial)

Quando o menino se arranhava e chorava ao ver sangue,

Eh, no te vien mia fora le buele!

As mentiras tem as pernas curtas:

Il diavolo insegna far le pignate ma no i querci.

Quando o menino fazia alguma travessura:

A te metoró a leto com i calcagni par de drio. A te ciapo sul fil de la polenta.

Quando o filho resmungava pela comida.

Magné e tasi, ou polenta e lateingrassa le culate. A te ciapo sul fil de la polenta.

 

Vita de Nicolasso.

Mangnar e bevere

E ndar en spacio

 

Vida de Nicolau

Comer e beber

E andar de passeando.

 

Manoel da coxilia seca

A barbinha no buraco

A viola com o papo

 

Renato canalha

Regresso a calha

Juiz de jaqueta

Te mete a caneta

 

Renato ingrato

Vou te enterrar de sapato

Renato padilha

Que vou fazer com nossa mobília

 

Mi no la toto

No la moi

Fa te la voi

 

Chuta ti nini

Ti ghe le bicanque nove

 

Un caval che trote

Una vechi che corre

No dure ter hore

 

Como noatri

No ghe altri

Se ghe ancora

Che casce fora.

 

Bruti ani

Jesu, maria i jusepe

Deme una bona morte

 

Orate pra me  (tudo para mim) .

Madona Santissima

Angel miguelet

Porta via la me borset.

 

Santa Ana 

Santa Bibiana

Uma me acorda

E outra me chama.

 

Che gha il difecto

Le il suspecto.

 

La vechia cigola

Ghe perso i denti

Con su istrumenti

No sona piu

 

Cosa feto

Quelle poastre vechi

Ngnaca can de mato

Le fá gola

 

 Una volta ghera un homo

Se no voleva a min

Andeva de volta

Uma vez tinha um homem

Se não vinha a mim

devia voltar.

 

 

Amare el próximo

Mas  no  el café.

 

Mais pobre que rato de sacristia.

Mais rápido do que o relâmpago.

Mais por fora que bunda de índio.

mais atrasado do que bola  de porco.

Cada um se vira com as unhas que tem.

Mais difícil que achar uma agulha no palheiro.

Está tudo pela hora da morte ( Os preços do produtos sobem demais, inflação).

Cavalo dado não se olha o pelo.

Orate prá me. (tudo prá mim).

Calça de veludo bunda de fora.

Porquinho de Santo Antônio (pessoa que anda de casa em casa).

Porta squiti  (leva e traz, faz fofoca)

Era um vez

Um gato chinês

Quer que eu  conte

Outra vez...

Se a pessoa quer você repete assim quantas vezes ela deseja. É para criança

 

Encontros que marcam

Momentos de vida

Saudades que ficam

Numa despedida

 

 

Moça jovem

Leve

Livre

solta

 

Conviver partilhando

Na simplicidade

Cultivando sentimentos

De amor e amizade

 

Conviver partilhando a vida

Dentro do compromisso

Com amor vamos andar

Unidos com Cristo.

 

As mocinhas da cidade

São bonitas e dançam bem

Eu dancei com uma linda moreninha

E já fiquei querendo bem

 

Num encontro ocorrido numa cidade grande, as mocinhas chegaram bem  atrasadas, e o animador do encontro cantou assim:

As mocinhas da colônia

São bonitas e sem-vergonha

Dancei uma vez com uma coloninha

E já fez passar vergonha.

 

Acalanto de São Pedro

Acordei de madrugada

Fui varrer a Conceição

Encontrei Nossa Senhora

Com dois livrinhos na mão

 

Eu pedi um para ela

Ela me disse que não

Eu tornei a lhe pedir

Ela me deu um cordão

 

Numa ponta tinha São Pedro

Na outra tinha são João

No meio tinha um letreiro

Da virgem da Conceição.

 

Nossa Senhora do Rosário

Mãe do bem e da verdade

Defendei-nos da maldade

Que o demônio nunca vença

Livrai-nos dos perigos

Livrai-nos dos inimigos

Que nos querem fazer o mal

Vos que fostes Aparecida. Amém

 

Se o passarinho soubesse

O dia da N. Sra da Conceição

Não colocaria o pezinho fora do ninho

E não colocaria seu biquinho no chão

 

 

Quem foi que te tosquiou

Que só as orelha te deixou

 

Do tutano deu no osso,

Do osso deu no nervo

Do nervo deu na carne,

Da carne deu na pele

Da pele foi para as ondas do mar.

Jornal opinião 29-09 a 5-10-2008

 

Burro velho

Não toma freio

 

Ai ai polenta e formai

Radichi gonsai

Salami picai

Boni de magnai

 

De onde vens

Para onde vais

Venho da Angola

Vou para o café Nicola

Vou deste mundo para outro

Se disparar esta pistola

 

Sentimento imenso de dor

Enquanto sou seu aluno

Você é meu professor

Cura essa doença

Tomando um calma dor

 

Potro firme no palanque

Chapéu seguro no barbicacho

Lenço só  ato no pescoço

De um índio muito macho.

 

Prefiro chumbo na cara

Do que vento pelas costas.

 

Um casal estava almoçando

 e lá pelas tanta alguém disse;

 aos que estavam servido?

Eu e minha mulher estamos satisfeitos

 e mais quem vergonha tiver.

 Todos pararam e ninguém mais comia.

 Este fato se repetiu muitas vezes,

 até que ele pensou e disse:

 almoçamos tudo que for servido

e outo tanto que tiver.  

 Miguel Barroco

 

Não chores, meu filho

Não chores, que a vida

É luta renhida

Viver é lutar

A vida é combate

Que os fracos abate

Que os fortes, os bravos

Só pode exaltar.

 

Adeus ano velho

Feliz ano novo

Que tudo se realize

No ano que vai nascer

Muita alegria na vida

Saúde e paz prá você.

 

Para pensar?

Um gavião sentado num galho de árvore observou.

Ao passar um bando de pombas disse:

Adeus minhas cem pombas

Cem pombas não somos nós

Outras tantas quantos nós e

E a quarta parte de nós

Comigo meu gavião, cem pombas somos nós.

Quantos somos?

 

Noite de Reis

Agora mesmo noi  cheguemos, agora mesmo nós cheguemos na beira do seu terreno.

1 Para tocare e cantare.  Licença peço primeiro

2 Os três que foram santos.  Se puseram a caminhar.

3 Procurando Jesus Cristo. E em Belém foram achar

4 Fomos guiados por uma estrela. Que nasceu no Oriente

5 Para acordar quem está dormindo. E alegrar quem está doente.

6 O senhor dono da casa. Está com a mão na fechadura.

7 O senhor sabe quantos custa. Caminhar de noite escura.

8 O senhor dono da casa. Não se faça de rogado.

9 Venha nos abrir a porta. O nosso terno está cansado.

Todos

Viva o cravo e viva a rosa. E a flor de sua família

Despedida

A: Pelos reis que vós nos destes. Fica muito agradecido

B: Lá no céu vos há de achar. Uma cadeira florescida.

A: Para sentar-se o dono da casa. Com toda a sua família

B: Boa noite meus senhores. Boa noite e passe bem

Todos: O nosso terno se despede. Voltara o ano que vem.

 

Sete anos te reguei

Nem um fruto comi

Os frutos que tu deres

Prendam todas aqui

 

Canicero con su carne

Dura nel alma

Y usted va matarme

Y que quiere que le aga

Si a tí me la vende de nada

Es mas ouro que un palo tambien

Comalo usted, oveza va acer

Una joven clienta, arecien casada

Me decia, carniceiro usted robô

Mi esposa, oviera comer

Carne de vaca, y usted um gueso

Duro me vendió

 

Dolore di pansa

Quando il singnor

a dato il dolore

 dela vergine maria

Che la vague via

 

Quem é o doutor?

Doutor é um burro,

carregado de livros.

Eu que não sou doutor,

me encho de livros.

 

Olha meu filho

A bandeira vem dizendo assim

Pouco dão pouco dão

Pouco dão tostão

 

Chico -chico- chico

A bagunça no chiqueiro

A porca e o porquinho

Comem a espiga primeiro.

 

Nicolau tem uma flauta

A flauta de Nicolau

Mamãe sempre dizia

Toca flauta Nicolau.

 

Quando era pequenino

Não sabia fazer nada

Só ia na cozinha

Roubar marmelada.

 

Um elefante incomoda muita gente

Dois elefante,  incomoda muito mais

Três elefante, incomoda muita gente

Quatro elefante, incomoda muito mais...

 

Fui no mato cortar lenha

Cortei o dedo do pé

Amarei com fita verde

Cabelinho de Zezé

 

Você pensa que minhoca é cobra

Minhoca não é cobra não

Minhoca faz um buraquinho

E cobra faz um buracão.

Se no céu

Você quiser entrar

Faça um buraquinho

Para poder entrar

Aéao, aéao......

 

Moça de vinte requinte

Moça de trinta pinta

Moça de 40 tenta

Moça de 50 ninguém aguenta

Moça de 60 vai ou arrebenta

 

Chenovinoteribaiense: Mistura de girafa, elefante, anta, e cavalo desaparecido a 10,000 anos. Ossos encontrados em Minas, Bahia e São Paulo.

 

Eu sou a flor do mamolengo

Me apaixonei por um boneco

E ele neco de se apaixonar

Neco de se apaixonar

Neco de se apaixonar

E ele neco de se apaixonar

 

Estou com os nervos a flor do pano

De desemgano vou ter um treco

 

Se no tetro eu não teatrar

Boneco eu juro vou me esfarrapar

Eu não conseigo viver sem seu

Dengo, meu mamolengo

Amigo(nome....) é todo seu...

 

Pata de cavalo

Pena de juiz

Bunda de criança

Pura desconfiaça

 

Caboclo bacana

Cortou o cabelo

E também a pestana

 

Banana menina

Contém vitamina

Engorda a menina

E faz crescer

 

Quem planta e cria

Tem alegria.

 

Pata de cavalo

Pena de juiz

Bunda de criança

Incerteza e desconfiança.

 

Balaio, meu bem, balaio, sinhá

Balaio do coração

Moça que não tem balaio, sinhá

Bota a costura no chão

 

Eu queria ser balaio

Balaio eu queria ser

Para andar dependurado

Na cintura de você

 

Balaio, meu bem, balaio, sinhá

Balaio do coração

Moça que não tem balaio, sinhá

Bota a costura no chão

 

Eu queria ser balaio

Na colheita da mandioca

Para andar dependurado

Na cintura das chinoca

 

Balaio, meu bem, balaio, sinhá

Balaio do coração

Moça que não tem balaio, sinhá

Bota a costura no chão

 

Eu queria ser balaio

Na colheita da cebola

Para andar dependurado

Na cintura das criola

 

Balaio, meu bem, balaio, sinhá

Balaio do coração

Moça que não tem balaio, sinhá

Bota a costura no chão

 

Eu queria ser balaio

Na colheita do café

Para andar dependurado

Na cintura das muié

 

Balaio, meu bem, balaio, sinhá

Balaio do coração

Moça que não tem balaio, sinhá

Bota a costura no chão

 

(Pedro Paulo Mariano - Santa Maria da Serra-SP)